segunda-feira, 2 de abril de 2007

Bola de Cristal : prognósticos

Bem, estamos a uma semana do fim. E finalmente os jogos para a 1ª ronda dos playoff vão ficar oficialmente definidos. Depois poderemos todos disfrutar do melhor momento do ano e ver as peripécias do melhor torneio de todos os desportos - os playoff para a Stanley Cup.

Pois bem, após umas análises às tabelas classificativas e ao calendário, peguei numa calculadora e preparei aquilo que acredito que sejam os "match-ups" do playoff.

Posições definidas:

Vamos começar com aquilo que ja sabemos ou pelo menos com aquilo que acredito que sejam as posições já definidas no Oeste. Ainda não há uma garantia a 100% em cada "seed", mas provavelmente nao irá fugir muito a isto:

Os Canucks têm o melhor goalie do Oeste (Roberto Luongo) e será ele que os irá dar um título da divisão. Agora estão num confortável #3 lugar e olhando para o calendário restante (vs LA, vs COL , @ SJ , @ PHX) não há muitas hipóteses de perderem o 1º lugar da divisão para os Wild. Acho que é seguro dizer que os Canucks vão ficar com a posição #3.

Acho que devia era ter começado com os Flames, ja que estamos a falar de certezas. Os Flames plantaram-se no 8º lugar da conferência no início de Março e criaram uma boa margem de manobra. Ultimamente têm ganho muitos jogos consecutivos e ameaçam subir na classificação, mas não vejo isso a acontecer. São a única equipa a não mudar de posição diariamente.

A minha última certeza passa pelos Minnesota Wild e o seu 7º lugar. Estiveram em grande forma no início de Março mas tiraram o pé do acelerador por um bocado, pelo que não os vejo a subir mais na tabela classificativa.

Bons palpites (aka Lideres da Divisão Central):

Dado que fiquei sem certezas, é tempo de mudar para o campo do "provável". Eu espero que o seguinte aconteça:

Detroit irá ficar com o 1º lugar da conferência. Neste momento estão no topo e atrevo-me a dizer que não vão largar essa posição com um calendário que inclui 2 jogos contra Columbus e outros 2 contra Chicago. Os Wings lideram a divisão com apenas 1 ponto de vantagem e estão empatados com os Ducks na conferência, contudo têm um jogo a menos e deverão ser capazes de manter a vantagem.

(Falando nos Columbus Blue Jackets, quem é que lhes atribuiu o pior calendário para o final de época? Vão jogar duas vezes com Red Wings e ainda vão receber os Ducks e Stars... Estas 3 equipas têm um registo combinado de 142-63-30. Outch.)

Detroit com o 1º lugar leva-nos à nossa próxima probabilidade - Nashville. Os Predators ficarão com a posição #4 (não se esqueçam que os vencedores das divisões ficam com os 3 primeiros lugares). Os Predators não são grandes fãs deste lugar, dado que na época passada ficaram na mesma situação e foram prontamente eliminados pelos San Jose Sharks. E podem crer que vão apanhar com outra equipa talentosa este ano.

Venha o diabo e escolha (aka Divisão Pacífico):

A batalha pela divisão Pacífico irá decorrer literalmente até ao último dia. Anaheim, Dallas e San Jose estão numa luta intensa e o melhor disto tudo é que ainda faltam 2 ENORMES jogos esta semana que certamente irão decidir o futuro destas equipas para o playoff.

Sharks vão a Anaheim esta 4ª feira e depois os Ducks viajarão a Dallas na 6ª feira. Anaheim e Dallas dependem apenas de si próprios. San Jose não, mas estarão prontos a atacar os lugares caso alguma destas equipas falhem.

Se Dallas vencer os restantes 4 jogos (incluindo bater os Ducks em tempo regulamentar), vencerão a divisão. O mesmo para Anaheim (3 jogos).

Da maneira que vejo as coisas estas 3 equipas ocuparão o #2 (o vencedor da divisão), #5 e #6 lugares. Só falta saber a ordem.

Adorava que o vencedor do jogo de 6ª feira determinasse o vencedor da divisão. É bastante provável que os Ducks vençam os Sharks, pelo que ajustará as contas com os Dallas Stars. Anaheim recebe Sharks e desloca-se a Dallas e Columbus. Os Stars por outro lado recebem os Blues, vão a Columbus e acabam a época em casa com jogos contra Ducks e Blackhawks.

Tendo dito isto, podemos apontar que os Sharks ficarão com a 6ª posição. Jogarão com Kings, @ Ducks, Flames e Canucks. Conseguirão pontos, mas não serão os suficientes.

Conseguem imaginar a intensidade do jogo que se vai disputar na próxima 6ª feira? Como não consigo ser imparcial (principalmente após um fim de semana perfeito, com vitórias em Detroit e Nashville), nesta situação terei de apostar numa vitória dos Stars, pelo que o 2º lugar irá para Dallas e o 5º lugar para Anaheim, dando aos Dallas Stars o seu 8º título da divisão em 10 anos (bem avisei que os Predators não iam gostar do 4º lugar...outra vez.)

Portanto os jogos no Oeste para os playoff será:

1 Detroit Red Wings vs 8 Calgary Flames
2 Dallas Stars vs 7 Minnesota Wild
3 Vancouver Canucks vs 6 San Jose Sharks
4 Nashville Predators vs 5 Anaheim Ducks

Poderei estar errado? Pois claro que sim. Cientificamente é o que poderá muito bem acontecer, mas quero ler agora as vossas opiniões.

Cumprimentos :)





3 comentários:

Anónimo disse...

Isso é o que tu querias, os Stars a ganharem a divisão... temos muita pena mas o último jogo é dos Ducks e vocês vão ter que se aguentar com os Canucks.

Anónimo disse...

OS Sharks têm o calendário mais difícil, Ducks, Flames e Canucks.

Ficam para 3º.

Os Stars têm um calendário mais fácil que os Ducks; os 3 jogos dos Stars (sem o jogo com os Ducks) são todos para ganhar; os Ducks, mesmo que ganhem os 2 jogos e percam contra os Stars não garantem a divisão, pois se os Stars ganharem todos, têm vantagem em número de vitórias.

Sexta vai ser um grande jogo, sem dúvida.

Anónimo disse...

Eu como adepto de Detroit, preferia defrontar os wild....os Flames são uma equipa do tipo dos Devils, tem um jogo baseado no dump e no fisico, e detroit tem mas experiências contra equipas deste tipo...
se detroit defrontar os flames, ou é uma eliminatória muito renhida, ou levamos logo com um sweep....