terça-feira, 10 de abril de 2007

Bola de Cristal : prognósticos para a 1ª ronda

E chegou aquela altura do ano. É agora que vemos o troféu mais antigo de todos os desportos a ser disputado intensamente por homens que deixam crescer desmesuradamente a sua barba. Onde esperamos e desesperamos para que a nossa equipa seja mais bem sucedida que todas as outras 15.

Aqui vai uma pequena análise e a minha previsão para cada duelo desta 1ª ronda.

CONFERÊNCIA ESTE

(1) Buffalo Sabres vs (8) New York Islanders

Os Islanders precisaram de uma vitória no shootout para conquistar a última vaga do playoff enquanto que os Sabres venceram o Presidents' Trophy pelo melhor registo na época regular. Dito isto, os Islanders até fizeram uma boa época regular (40-30-12), mas os Sabres são fortes demais (são os meus candidatos para disputar a Final da Stanley) e não conseguirão evitar mais uma eliminação na 1ª ronda (à semelhança de 2003 e 2004).

Prognóstico: Sabres eliminam Islanders em 5 jogos.

Porquê: a equipa de Buffalo tem um plantel muito equilibrado e recheado de talento; Ryan Miller é fabuloso na baliza.

(2) New Jersey Devils vs (7) Tampa Bay Lightning

Martin Brodeur. Uma equipa mais equilibrada. Uma equipa que conquistou mais 14 pontos que a adversária. Tudo isto junto resulta num "sweep" dos Devils, certo? Talvez... mas eu acredito na poderosa linha da frente dos Bolts: Lecavalier, St-Louis, Richards. Este duelo será determinado pela (in)capacidade dos Devils de anularem estes 3 perigosissimos avançados com a sua 3ª linha (Madden, Pandolfo e companhia). E não esquecer que o goalie de Tampa Bay deu-se bem contra os Devils esta época.

Prognóstico: Tampa Bay vence em 7 jogos

Porquê: As estrelas de Tampa Bay brilharão.

(3) Atlanta Thrashers vs (6) New York Rangers

Henrik Lundqvist tem estado simplesmente fantástico desde a paragem para o All-Star e provavelmente ele continuará assim no playoff. Acho que vai ser uma série interessante de se seguir. Os Rangers marcaram apenas 4 golos no playoff da temporada passada e querem fazer uma melhor figura desta vez. Atlanta tem os sempre perigosos Ilya Kovalchuk, Marian Hossa e Keith Tkachuk, mas a chave estará no jovem Kari Lehtonen. A maneira como vai lidar com o seu 1º playoff vai ditar o destino dos Thrashers.

Prognóstico: Rangers eliminam os estreantes Thrashers em 6 jogos.

Porquê: Lundqvist. Ele terá sempre uma resposta para os ataques dos Thrashers.

(4) Ottawa Senators vs (5) Pittsburgh Penguins

Os melhores jogadores dos Penguins são jovens. Sidney Crosby, Evgeni Malkin, Jordan Staal e Marc-André Fleury nunca disputaram um playoff da NHL. Mas Mark Recchi e Gary Roberts, os veteranos, já ganharam Stanley Cups. Será que os "putos" vão ficar endiabrados ou irão acusar a pressão? Por falar em pressão, esse é um factor que sempre esteve do lado de Ottawa. Sempre a realizar brilhantes épocas na fase regular e a desiludir no playoff... mas será que uma má experiência vai valer mais do que a falta dela no lado dos Penguins?

Prognóstico: Penguins vencem em 7 jogos.

Porquê: Crosby já mostrou ter uma maturidade muito acima da idade que realmente tem. E pressão já ele está habituado... desde os 14 anos que lida com as expectativas de ser o "The Next One". A veterania dos 2 wingers vai ser também fulcral neste aspecto. Caso Fleury falhe, Thibault também está em forma para tomar as rédeas.


CONFERÊNCIA OESTE

(1) Detroit Red Wings vs (8) Calgary Flames

A única hipótese dos Flames reside em Miika Kiprusoff. O responsável pelo afastamento dos Red Wings em 2003-04 terá de enfrentar desta vez o veteraníssimo Dominik Hasek. Os Red Wings terão de ser dominantes (como sempre fizeram ao longo da temporada), mandar pucks para a baliza e marcar no powerplay. Ter jogadores à frente de Kiprusoff para fazer desvios em cima da baliza também vai ser fundamental (olá Holmstrom). Os Flames irão precisar muito dos contributos de Alex Tanguay, Craig Conroy, Daymond Langkow e Tony Amonte, pois Jarome Iginla vai ser o centro das atenções da excelente defesa de Detroit. E se Bertuzzi tiver ao seu nível, não há de facto razões para que os Red Wings não vençam.

Prognóstico: Red Wings vencedores em 6 jogos

Porquê: Excelente goalie. Excelente defesa. E um ataque que controla muito bem o puck. Os Flames vão estar 2/3 do tempo na sua própria zona.

(2) Anaheim Ducks vs (7) Minnesota Wild

Com quantos pontos ficaram os Wild atrás dos Ducks? Seis. Agora verifiquem as performances das equipas na última metade da época. Os Ducks fizeram 21-16-8 enquanto que os Wild explodiram para um 29-9-6, incluindo um 11-2-1 nos últimos 14 jogos. A equipa de Anaheim tem 2 tanques na defesa (Pronger e Niedermayer) e eles conseguem controlar um jogo. Mas Minnesota tem Marian Gaborik e os Wild têm um record de 33-9-6 quando ele está a jogar. Na minha opinião a equipa de Minnesota é a equipa mais subestimada de todas as que estão no playoff.

Prognóstico: Wild vence em 7 jogos

Porquê: Gaborik e Demitra. E todos os apreciadores de hockey vão finalmente descobrir quem é o Niklas Backstrom.

(3) Vancouver Canucks vs (6) Dallas Stars

"Special teams" e "Goaltending" - são palavras que ouvimos a toda hora como factores decisivos para vencer um playoff. E isto não podia ser mais verdade para este duelo. Vancouver tem a melhor percentagem de "penalty-kill" de toda a Liga. Se os Stars quiserem vencer terão de encontrar uma resposta para isso e para Roberto Luongo. Os Stars também precisarão de marcar golos em momentos críticos de cada jogo (e que vão ser bem renhidos) a partir de Mike Modano, Jere Lehtinen e Brenden Morrow. Parar os irmãos gémeos Sedin também tem de ser uma prioridade para a defesa de Dallas, mas sem esquecer Markus Naslund. Marty Turco deve a todos os seus fãs uma enorme prestação num playoff e esta é a melhor altura para o demonstrar.

Prognóstico: Dado que da última vez me saiu tudo mal quando apostei para o futuro da minha equipa, desta vez tou supersticioso e digo apenas que o vencedor resolve a série em 6 jogos.

Porquê: Qualquer que seja a equipa vencedora, a chave vai estar no powerplay.

(4) Nashville Predators vs (5) San Jose Sharks

Hummm... eu já não vi este filme algures? Este foi exactamente o mesmo duelo #4 vs #5 da 1ª ronda da época passada... e os San Jose saíram vencedores! E acredito que este ano a história se repete. Nashville pode ter Forsberg no plantel mas eles "perderão" o Jason Arnott que desaparece sempre do jogo nesta altura do ano (excepto se o adversário for os Dallas Stars - Finais de 2000). A verdade é esta: os Predators não têm o goalie nem a defesa necessária para parar o poderosíssimo powerplay dos Sharks e não têm meios para anular Joe Thornton. A defesa dos Sharks certamente que também não é das melhores, mas acredito que Nabokov (ou Toskala se for preciso) estará lá para compensar no seu mais alto nível. Marleau & Cia vão arrumar com estes facilmente.

Prognóstico : Sharks eliminam Predators em 5 jogos.

Porquê : Predators entraram no playoff em má forma (muitas derrotas nos últimos jogos) e simplesmente escolheram o adversário errado para a 1ª ronda.


Concluindo, este ano os playoff vão ser muito renhidos e acredito que há apenas uma "surpresa" que possa acontecer: Islanders baterem os Sabres (e não vai acontecer). De resto, todos os outros jogos poderão pender para um lado ou para o outro (principalmente nos 4 match-ups do Oeste). Mas é isto que faz dos Playoff da Stanley Cup o melhor torneio de todos os desportos!

Que comecem os jogos!


Deixem os vossos comentários/opiniões! É importante todos participarem nesta altura do campeonato :)


cumprimentos




6 comentários:

Luís P. F. disse...

Muito muito muito bom texto. Parabéns.

Anónimo disse...

es ridiculo :) lol Lightning a ganhar a Devils? Os Devils só defendem com a 3ª linha? Nem sei é se eles atacam com alguém... e o Brodeur vai chegar a sobrar para as encomendas. E falar em Denis ou Holmqvist como factor positivo para os Lightning.. k giro. E Detroit não é equipa para abafar o adversário. Se há coisas que eles fazem é não controlar o disco e fazer giveaways.. E o factor decisivo na série dos Canucks vão ser os goalies claramente, ou o fraco ataque dos Stars.
Tenho mesmo que arranjar outra conta para vir dar opiniões de jeito lolol

P.S.: kidding :) bom texto, mas não deixo de ter razão :D

Lord of Hell disse...

lamento desiludir-te peugas, mas sobre os red wings acho que tas errado... basta ver que o datsyuk é dos jogadores com mais take-aways (e na minha opinião até é um bom candidato ao selke trophy) na liga!e se nao abafam/controlam um adversario então pq é q o hasek é o goalie q menos shots enfrenta por jogo? nao eh só pq a defesa é boa...


mas é só a minha opinião

Anónimo disse...

São uma boa equipa defensiva mas nao com base no forecheck... Detroit = velhos... se fizessem um forecheck como equipas tipo Stars chegavam aos 40 minutos todos partidos. Há que dizer que eu já vi 3 jogos de Detroit esta época, e o que leio parece suportar aquilo que vejo. Como tu só vês NHL desde ha 3 semanas e ainda não viste Detroit... pronto ne?

Unknown disse...

Dificilmente veremos Brodeur fazer um SO contra tampa, Aquele trio de topo de avançados é quase impossivel de parar, e se os devils quiserem passar terão que ou deixarem-se do dump ou enveredar por um dump com uma pressão na neutral zone.
A grande dúvida desta ronda será se Crosby conseguirá liderar a equipa com os melhores checkers das equipas adversárias em cima de si, em Ottawa é coisa que não, EMBORA, durante a regular não tiveram ao seu melhor.
Por última palavra para o que Detroit terá que fazer, na minha opinião em 1º lugar Detroit tem que melhor o seu PP, durante a regular teve tremendamente fraco, e terá que basear o seu jogo passing curto e colocando sempre nas suas lines jogadores duros, que foi o que não aconteceu em 2004, e que foi corrigido nesta época progressivamente.
Concordo em parte com peugas e lord of hell, isto é detroit é uma equipa que durante o 1º período coloca-se na expectativa, mas a partir do 2º periodo raras são as vezes em que não domina os jogos.
Arma mais importante em Detroit:
Rotatividade das lines, a 4th line de detroit é talvez a que mais minutos tem na liga, até porque também é das mais fortes!

Abraço hockeyfans !

cecilio88 disse...

concordo plenamente com voces, os Detroit sao uma equipa que fica na expectativa mas por vezes existem desilusoes, mas muito raro.. sou fa incondicional dos Dallas Stars mas acho que este ano nao vao passar again da primeira ronda.. os dallas reforcaram se mais este ano mas falta ali qql coisa no ataque que nao da para perceber quando temos Lehtinen, Modano e mtos mais... acho que os Buffalo vao se ressentir da falta de experiencia q tem, pq e aqela equipa que jogou mto bem na epoca regular mas agr ta a revelar algumas debilidades fatais por vezes.. a mnh aposta para ganhar este campeonato sao os Detroit por se encontrar numa bela forma, mas isto em hoquei no gelo e tudo imprevisivel.. tudo pode acontecer.. forca Dallas

ps:ja faltava um blog assim visto que existem muitos fas pelo pais espalhado de NHL, e eu sou um deles.