segunda-feira, 28 de maio de 2007

Previsão da Final da Stanley Cup

É hoje, é hoje!!


Hoje começa a final da Stanley Cup de 2007, o centenário e lendário troféu da NHL que irá ser disputado entre os Anaheim Ducks e os Ottawa Senators. Sendo que irei acompanhar todos os jogos desta final, e espero que todos os fãs de hockey que estão a ler também tentem fazer isto, vou dando aqui a minha visão sobre os jogos e começo esta série de posts com a previsão desta final. Como muitos saberão o meu clube são os Ducks mas tentarei ser o mais imparcial possível (vamos fingir que sim :) )

O que não vai faltar a esta eliminatória é estrelas atacantes e jogo ofensivo. As duas equipas são mais conhecidas por jogar ao ataque do que propriamente defender. Do lado de Ottawa Heatley lidera os play-off com 21 pontos, Spezza tem 20 pontos e Alfredsson e o 2º na lista de marcadores com 10 golos. Do lado de Anaheim o jogo ofensivo é muito mais dividido pela equipa. Pronger lidera com 14 pontos e seguem-se Getzlaf com 13, Selanne com 12 e Pahlsson com 10 sendo que ninguém dos Ducks tem mais que 5 golos, mas por outro lado 9 jogadores já fizeram o disco passar a linha de golo mais do que duas vezes e no lado de Ottawa apenas 6 conseguiram esse feito.

Mas não podemos subestimar a defesa destas duas equipas, não se chega a esta fase só com ataque. Do lado dos Ducks é a defesa assenta em muito na primeira linha, Pronger e Scott Niedermayer, que fazem muitas vezes mais de 30 minutos por jogo. Mas também há que fazer notar a grande contribuição de Beauchemin como 3º defesa. Do lado dos Senators a defesa não tem grandes nomes mas não deixa de ser eficiente. Redden, Mezsaros e Volchenkov sabem fazer muito bem o seu trabalho.

E passando às balizas, do lado dos Ducks temos Giguére que tem feito uns play-off fantásticos além de que em toda a sua carreira tem apenas 1 derrota em prolongamento nos jogos dos play-off. Mas do lado dos Senators temos um jovem que está a começar a mostrar porque é o número 1 em Ottawa, com uns play-off que até fazem lembrar Giguére em 2003, tirando obviamente as pads gigantes.

Tendo em conta isto, na minha opinião as duas equipas têm chaves bem diferentes para ganharem a série. Do lado dos Ducks o objectivo principal tem que ser de longe tapar a baliza à 1ª linha dos Senators. Se Moen - Pahlsson - Rob Niedermayer fizerem isto, 2/3 do ataque dos Sens fica sem efeito, o que facilita e muito o trabalho a Giguére. Se a checking line dos Ducks já foi decisiva e extremamente importante em séries anteriores, nesta vai ser fundamental. Por outro lado os Ducks também vão ter que continuar o seu jogo físico pelo qual são conhecidos. Há quem chame jogo sujo entre outras coisas mas a verdade é que vai desgastando os adversários o que tendo o factor casa e tendo mais minutos nos play-off será importante. Até porque os Senators não são uma equipa muito física e com muitos enforcers.

Do lado de Ottawa, a defesa também vai ser importante, mas não se pode limitar a fechar a 1ª linha dos Ducks. Aqui os Ducks poderão ter vantagem porque os melhores defensores de Ottawa não jogam tanto tempo como os dos Ducks nem os Sens têm uma checking line tão forte, e a mim parece-me que vão encontrar mais espaços. A diferença é que é muito mais fácil tapar o ataque dos Ducks do que jogadores como Spezza, Heatley e Alfredsson.

Por fim o factor que vai ser importante dos dois lados. Os guarda-redes. Tanto Giguére como Emery têm sido decisivos para a caminhada das duas equipas nos play-off, se um deles falha agora estará quase tudo estragado.


Até amanhã então para análise ao primeiro jogo. Não será muito cedo porque eu não irei ver o jogo em directo.

Sem comentários: