terça-feira, 29 de maio de 2007

1º jogo da Final da Stanley Cup 2007 - análise

O primeiro jogo desta final disputou-se ontem no Honda Center, com casa cheia. Jogo muito bem disputado com tudo aquilo que se estava à espera: ocasiões de golos, boas defesas e muitos hits. Drew Miller fez o 2º jogo da carreira na NHL na primeira linha ao lado de Selanne e McDonald agora que Kunitz está lesionado. Ric Jackman foi o 6º defesa. Do lado dos Senators não houve surpresa na equipa

O jogo começou com um PP para os Senators e com a equipa de Ottawa a aproveitá-lo. Aos 1:32 golo de Fisher. Foi ao mesmo tempo sorte, frango de Giguére e falhanço de O'Donnell. Remate de Fisher a ser mal defendido por Giguére, o disco ressalta para trás com Giguére aos papéis e O'Donnell a esquecer-se que podia usar a luva e a deixar entrar. A única coisa em que acerta o stick de Comrie foi no poste, Fisher foi mesmo quem marcou.

Depois o jogo equilibrou, com muitos hits pelo meio. Situação de perigo aos 7 minutos com um slapshot da linha azul dos Ducks, Alfredsson a fazer o screen mas o disco a passar ao lado. Aos 11 minutos o golo dos Ducks. O forecheck físico dos Ducks já tinha aparecido antes, desta foi Drew Miller que provocou o turnover, Selanne assiste McDonald que marca com um excelente wristshot o golo do empate.

A partir daqui os Ducks estiveram por cima. Várias ocasiões de perigo, incluindo um remate de Huskins fraco a sobrar para um jogador dos Ducks que consegue fazer o disco passar à frente da baliza de Emery e ainda um falhanço escandaloso de May num ressalto. O jogo físico dos Ducks estava claramente a colocar dificuldade aos Senators na sua zona.

No principio do 2º período os Senators entraram melhor criando muito perigo e atirando um disco ao poste. O golo surgiu aos 4:38 num slapshot forte de Redden, sem hipóteses para Giguére que até estava sem o stick depois de ter feito uma brilhante defesa momentos antes. Aos 6 minutos, May falhou escandalosamente mais uma oportunidade, e 1 minuto mais tarde os Senators voltaram à carga num PP de 5 para 3 de 1:33. A verdade é que devido à ineficácia do ataque dos Sens e à boa defesa dos Ducks, este PP em pouco deu. E no final do PP um erro incrível de Emery quando tentava evitar que o disco passasse a sua linha de baliza, tentou um passe longo que saiu directo para um jogador dos Ducks na zona neutral que não conseguiu acertar na baliza aberta.

Até aos 13 minutos do 3º período, problemas técnicos impediram-me continuar a ver o jogo. Quando retomei o resultado já era de 2-2 e o jogo estava ao rubro. A 2:51 do fim a checking line dos Ducks superou a 1ª linha dos Sens, e Moen desfez o empate. Boa jogada de Rob Niedermayer atrás da baliza, aguentando uma carga, Moen a disparar de primeira e Emery sem hipóteses foi buscar o disco ao fundo da baliza. No final do jogo os Sens carregaram, aproveitando também um PP depois duma penalidade inexistente de Pronger. Mas com Emery no banco, Giguére chegou-se á frente e defendeu tudo dando a vitória à sua equipa.

O 2º jogo é na madrugada de quarta para quinta. Mais uma vez não verei o jogo em directo mas aqui estarei para fazer a análise, espero que do jogo todo...

1 comentário:

Luís P. F. disse...

Os contratempos acontecem, mas boa análise na mesma. Estou a arranjar o jogo para depois poder ver também por completo.

A 1ª linha dos Senators vai ter que se fazer notar mais para conseguirem vencer...