quarta-feira, 9 de maio de 2007

IIHF anuncia novas competições internacionais de clubes

Durante este campeonato do mundo foi anunciado pela IIHF as duas novas competições internacionais de clubes: a Victoria Cup e a Liga dos Campeões de Hockey.
Comecemos com a Liga dos Campeões de Hockey. Esta competição vai substituir a actual Taça dos Campeões Europeus que apenas tinha 6 equipas e era realizada em 5 dias numa determinada cidade. A nova Liga dos Campeões de Hockey vai ter mais equipas, vai ser realizada durante toda a época e baseada na Liga dos Campeões da UEFA. Aqui vai o formato:
Os campeões dos países colocados entre 7º e 24º lugar do ranking europeu da IIHF (novo ranking que irá surgir devido a esta competição) participarão numa 1ª ronda de qualificação, em 6 grupos de 3. Esta 1ª ronda de qualificação tem apenas 1 volta e é realizada num fim-de-semana.
Os vencedores dos grupos passam à 2ª ronda jogarão contra os vencedores da fase regular (ou 2º classificados caso os vencedores da fase regular sejam campeões) dos países colocados entre 1º e 6º do ranking europeu da IIHF. Esta 2ª ronda de qualificação é feita em 2 mãos em que passa quem marca mais golos.
Na fase de grupos participam então os vencedores desta 2ª ronda de qualificação e os campeõs dos países colocados entre o 1º e o 6º do ranking europeu da IIHF, ou seja 12 equipas. As equipas serão organizadas em quatro grupos de 3 com 2 voltas.
Os vencedores dos grupos passam às meias-finais. As meias-finais e a final são jogadas em 2 mãos.
A IIHF espera que esta competição traga mais visibilidade ao hóquei no gelo a nivel europeu e também vai entregar bons prémios aos clubes. Os prize moneys desta competição são de 16.9 milhões de francos suíços, aproximadamente 10 milhões e 250 mil euros. Esta nova competição só se iniciará na época 2008-09.

Isto não fica por aqui. Ontem a IIHF anunciou mais uma competição internacional, agora em parceria com a NHL. A Victoria Cup vai ser disputada entre uma equipa da NHL e uma equipa europeia. A Taça dos Campeões Europeus de 2008 vai determinar qual a equipa europeia.
Nota pessoal: espero que a equipa da NHL seja o vencedor da Stanley Cup ou esta taça torna-se uma palhaçada sem sentido.

Sem comentários: