quinta-feira, 31 de maio de 2007

2º jogo da Final da Stanley Cup 2007 - análise

Ontem Ducks e Senators voltaram-se a defrontar para a 2ª ronda no embate que vai decidir o vencedor deste ano da lendária Stanley Cup. Mais uma vez o Honda Center estava cheio, para o que foi um grande jogo.

A 1ª oportunidade surgiu aos 30 segundos com Emery a fazer duas defesas seguidas a Scott Niedermayer e Selanne. Nos primeiros 5 minutos os Ducks pressionaram e muito, num jogo que estava a ser muito físico e com muitos hits. Os Senators conseguiram um tempo para respirar com um Powerplay mas logo a seguir os Ducks voltaram à carga, também aproveitando o facto de Volchenkov estar no banco de penalidades.

A pressão na zona ofensiva estava a ser excelente dos Ducks provocanto muitas dificuldades à equipa canadiana para construir um ataque. As jogadas de perigo na baliza de Emery iam-se sucedendo e também se continuavam a revelar as dificuldades do guarda-redes dos Sens em controlar ressaltos. Mas mais uma vez Ottawa teve uma oportunidade para respirar, com um Powerplay de 5 para 3. Giguére esteve fantástico, defendendo tudo o que lhe aparecia à frente e sendo fundamental para matar as penalidades. O powerplay dos Ducks por outro lado continuava muito aos tropeções com os jogadores a serem muito precipitados.

Foi um excelente primeiro período com jogadores de perigo, boas defesas e muitos hits de parte a parte, mas o resultado era 0-0.

No 2º período, depois das dificuldades em atacar por parte dos Sens, Brian Murray tentou mudar um pouco as linhas, com Alfredsson e Heatley a jogarem por pouco tempo com companheiros diferentes. Mas a pressão dos Ducks continuava fantástica e a equipa de Anaheim continuava por cima. Aliás neste 2º período, apesar de não haver tantas situações de golos, o domínio dos Ducks acentuou-se ainda mais, com os Sens a fazerem apenas 4 remates à baliza. E nisto muito contribuiu o excelente forechecking dos Ducks e o trabalho defensivo da 3ª linha, Moen - Pahlsson - Rob Niedermayer que claramente abafou a 1ª linha dos Senators.

No 3º período a pressão dos Ducks e o jogo físico manteve-se apesar de não haver penalidades. Os Ducks continuavam sem marcar já que ou Emery defendia ou batia no poste ou falhavam escandalosamente ou batia num defesa. A verdade é que nada passava a linha de golo. Selanne teve uma grande ocasião aos 3:23 mas o disco defendido por Emery ainda foi embater na barra. Apenas aos 15 minutos o golo surgiu. Turnover de Heatley na zona neutral, grande jogada individual de Pahlsson pela direita, a rematar entre as pernas de Corvo e Emery a não ter hipóteses. Estava feito o 1-0, que viria a ser o resultado final.

Os Senators vão ter que melhorar e muito no Scotiabank Place porque o jogo ofensivo que mostrou (ou não mostrou) neste jogo 2 foi uma vergonha. E se não fosse uma mistura de sorte com um bom jogo de Emery, o resultado poderia ser muito pior para a equipa canadiana. Destaque ainda para o facto de os 2 golos de vitória desta eliminatória terem sido marcados por jogadores da 3ª linha.

O jogo 3 realiza-se de Sábado para Domingo em Ottawa. Verei o jogo em directo e a análise estará cá ao príncipio da tarde de Domingo. Até lá.

1 comentário:

Sakic disse...

É o tudo ou nada para Ottawa no Sábado. Não esperei que as coisas corresem tão mal aos Senators nestes jogos, mas tenho a certeza que estou acompanhado nestes pensamentos por toda a imprensa canadiana...