segunda-feira, 12 de março de 2007

Opinião: Suspensão de Simon demasiado curta...

Chris Simon safou-se de boa. A Liga deveria ter sido bem mais dura e aplicar uma suspensão até ao fim de 2007/08 ou mesmo de 2008/09.

É verdade que o Hollweg sobreviveu e que após uns minutos estendido no gelo só necessitou de uns pontos. Mas se a agressão com o stick tivesse sido 2 ou 3 centimetros mais abaixo provavelmente estaria morto, e se fosse mais acima provavelmente estaria em coma.

Não vi Chris Simon mostrar arrependimento. Tentou justificar-se pelo facto de Hollweg lhe ter provocado uma contusão com o seu bodycheck (também à margem da lei, na minha opinião) e que perdeu a cabeça na retaliação. Mas Simon é responsável pelas suas acções. E não vejo todos os jogadores com contusões usarem o stick como um machado de lenhador... Além de que Simon não é propriamente um santo, e já tem fama no que toca a incidentes sujos.

Se Hollweg estivesse em coma no hospital, qual seria a punição da NHL? Muito mais severa certamente... e Simon teria também um processo judicial em cima.

E tudo isto é um erro. É um grande problema quando o sistema judicial da NHL (que tem critérios bastante variaveis, diga-se) não está disposto a aplicar sanções disciplinares exemplares por agressões à cabeça com ou sem stick. Na teoria, é positivo julgar cada caso individualmente. Na prática, permite que incidentes destes continuem a ocorrer.

E, obviamente, é após incidentes destes que torna a vir ao de cima o incidente de 2004 entre Todd Bertuzzi e Steve Moore. Após um hit duro de Moore em Naslund, lesionando-o, Bertuzzi promete retaliação e no jogo seguinte cai-lhe literalmente em cima, fracturando-lhe 3 vertebras e a cabeça (provocando uma contusão). Bertuzzi foi também suspenso até ao fim dos playoff. O processo judicial culminou em serviço comunitário. Steve Moore ainda hoje sofre de sintomas pós-contusão, tais como dores de cabeça fortíssimas que ainda o impedem de poder voltar a jogar hockey ao mais alto nível. E talvez nunca mais volte.

Certamente que o Sr.Bettman se irá defender, alegando que esta suspensão já é suficientemente dura. Contudo, convém não esquecer também uma jogada semelhante de há 7 anos atrás entre McSorley e Brashear. Resultado: McSorley foi suspenso o resto da temporada (23 jogos) e no inicio da época seguinte recebeu uma extensão da mesma até ao fim de Dezembro. McSorley tinha 36 anos e nunca mais voltou a jogar na NHL.

No fim da época, Chris Simon vai estar livre de assinar com quem o quiser. Aos 35 anos de idade talvez não tenha muitas ofertas, mas alguém o irá pescar. Certamente que em Outubro o vamos voltar a ver com uma das 30 jerseys da NHL, e devido a isso a Liga devia ter vergonha.

Isto não é sobre Simon, o homem. É sobre as suas acções. E essas acções dizem que ele não deveria voltar a entrar no gelo como jogador de NHL o resto desta época e também a próxima. A decisão da NHL diz que ele pode. É demasiado mau para ser verdade.

Sem comentários: