domingo, 18 de março de 2007

Goleadas e troca de líder na NHL; Mike Modano é o americano com mais golos da história


Mike Modano festeja o seu 503º golo da carreira, que o torna o americano com mais golos de sempre

Por onde se começa? Ora bem, vamos pelas goleadas.

Três equipas marcaram ontem pelo menos 7 golos.

Talvez o mais surpreendente mesmo seja a vitória por 7-2 dos Carolina Hurricanes em casa dos New Jersey Devils de Martin Brodeur. Brodeur era (e será ainda) um dos principais candidatos ao título de MPV, mas saiu no 2º período após sofrer 4 golos em 12 remates. O seu substituto Scott Clemmensen defendeu 15 dos 18 remates seguintes. Os Carolina Hurricanes chegaram a estar a vencer por 5-0 e a estrela do jogo foi Chad Larose, autor de 2 golos. Com esta derrota, os Devils atrasam-se na luta pelo 1º lugar da conferência Este, já que ficam a 4 pontos de distância e com um jogo a menos em relação aos Buffalo Sabres. Os Hurricanes conquistaram valiosos pontos na luta por um lugar nos playoffs da mesma conferência.

Os New York Rangers receberam e venceram por 7-0 os Boston Bruins, na conquista de também mais 2 pontos preciosos na luta por um lugar nos playoffs. A estrela da noite foi, é claro, o goalie sueco Henrik Lundqvist que defendeu os 30 remates a que foi sujeito. Sean Avery também esteve em grande ao marcar 1 golo e fazer 3 assistências.

Os Florida Panthers venceram em casa por 8-5 os New York Islanders, atrasando-os na corrida aos playoffs da conferência este. Com 2 golos, incluíndo o da vitória e 3 assistências, o finlandês Olli Jokinen foi a estrela da noite.

Os Nashville Predators, que na semana passada em 2 confrontos directos com os Detroit Red Wings perderam o lugar como equipa com mais pontos, voltaram-no a recuperar ontem, graças a uma vitória por 3-2 sobre os Dallas Stars e uma derrota dos Red Wings em Vancouver frente aos Canucks por 4-1. No jogo dos Predators, o destaque vai para Mike Modano que com 2 golos marcados, viu o seu número total na carreira passar para 503 e torna-se assim o jogador americano com mais golos, ultrapassado Joe Mullen. Kimmo Timonen foi considerado a estrela do jogo, após ter marcado 2 dos 3 golos da sua equipa, incluindo o golo da vitória. Em Vancouver, foi Roberto Luongo o melhor do jogo, ao defender 34 dos 36 remates adversários. Com esta vitória, Nashville passa para os 100 pontos, Detroit fica nos 99. O "problema", é que sendo da mesma divisão, esta troca de líderes não é simplesmente uma troca entre 1º e 2º lugar, pois, ficar em 2º de qualquer divisão, apenas garante no máximo o 4º lugar da conferência, seja qual for o número de pontos que se faça.

Os Vancouver Canucks bem que precisavam desta difícil vitória, pois os Minnesota Wild não lhes dão descanso na perseguição à liderança da divisão Noroeste (estão separados por um ponto) e venceram ontem o seu 6º jogo consecutivo, uma vitória por 4-2 em Calgary frente aos Flames. Esta derrota dos Flames começa a aumentar a esperança dos fãs dos Colorado Avalanche, já que a cada jogo que passa, parece haver mais hipóteses de estes conseguirem o que há bem pouco tempo parecia impossível: um lugar nos playoffs. É que Colorado venceu ontem a equipa do Great One Wayne Gretzky por 6-3, os Phoenix Coyotes, fora. Joe Sakic com 2 golos e 1 assistência Paul Stastny com 2 golos foram as estrelas do jogo. Com os seus 2 golos, Joe Sakic atinge os 30 golos pela 9ª época na sua carreira e Stastny prolonga para 20 o seu record da liga de jogos consecutivos a pontuar como rookie e mantém a perseguição sobre Evgeni Malkin pelo título de melhor rookie. Esta vitória reduziu a desvantagem de Colorado em relação aos Flames para 6 pontos, e Colorado tem menos um jogo. As 2 equipas ainda têm se de encontrar por 2 vezes e o calendário complicadíssimo dos Flames para esta semana pode ainda ajudar mais Colorado; é que os Flames têm 2 jogos contra os Detroit Red Wings e os Nashville Predators, as 2 equipas com mais pontos da liga; pelo contrário, Colorado tem 2 jogos contra os Edmonton Oilers, que vêm numa série de 10 derrotas consecutivas, desde a troca do seu capitão Ryan Smyth para os NY Islanders.

Num jogo entre equipas canadianas, os Montreal Canadiens receberam e venceram os Toronto Maple Leafs por 3-2 no shootout, mantendo ambas as equipas na luta pelos lugares de playoff da conferência Este. Os Ottawa Senators, 4ºs da conferência venceram em casa os últimos da liga Philadelphia Flyers por 3-2 e os St. Louis Blues foram a casa dos Edmonton Oilers aumentar para 10 o número de derrotas consecutivas destes através de uma vitória por 3-2 em overtime. Penúltimo e antepenúltimo da conferência Oeste Los Angeles Kings e Columbus Blue Jackets encontraram-se em Los Angeles com uma vitória destes por 5-3.

Sem comentários: