segunda-feira, 26 de março de 2007

Momentos do Passado #6 - Salt Lake Olympics 2002



Salt Lake City 2002 marcou a primeira vez que assisti a ice-hockey olímpico com todas as estrelas da NHL reunidas.

A maior surpresa deste torneio foi sem dúvidas a Bielorrússia, que derrotou a super-Suécia nos quartos-de-final por 4-3. Todas as estrelas suecas foram severamente criticadas após esta derrota, ao ponto de terem sido publicados os seus salários.

Contudo, e não menos surpreendente, foi a medalha de prata conquistada pelos E.U.A., que logo no início havia sido afastado pelas casas de apostas da luta pelas medalhas dado o grande número de jogadores acima dos 30 anos de idade. Orientados pelo enorme Herb Brooks, treinador que realizou o "Miracle on Ice", Mike Richter e Housley, que estavam perto do final da carreira, fizeram um fantástico torneio. Leclair-Modano-Hull fizeram a "Linha Divinal" que levou os EUA em frente. Curiosamente, a vitória na meia-final sobre a Rússia ocorreu no mesmo dia da vitória sobre a URSS 22 anos antes.

Quanto ao Canadá, teve um início de torneio muito mau: derrota por 2-5 com a Suécia, vitória apenas por 2-1 sobre a Alemanha e um empate (1-1) com a Rep.Checa. Contudo, quando os jogos eram do tipo mata-mata, o Canadá simplesmente nao deu hipóteses e rumou em direcção à final com vitórias sobre Finlândia (2-1) e Bielorrússia (7-1). O Canadá acabou por vencer a final, num jogo muito renhido até 2 golos perto do fim do derradeiro período terem decidido o jogo, permitindo ao Canadá conquistar a sua primeira medalha ao fim de 50 anos.

Joe Sakic foi o MVP do torneio, tendo feito 4 pontos na final (2 golos + 2 assistências).

Aqui vai o vídeo de tributo à conquista do Canadá:

Sem comentários: