quarta-feira, 14 de março de 2007

Ken Daneyko " The Devil "

Ken Daneyko é o verdadeiro New Jersey Devil. Ele é o único jogador a ter jogado todos os jogos de playoff da História dos Devils (até à data da sua retirada, é claro). É o jogador com mais jogos realizados com um uniforme dos Devils – bem acima dos 1000. E que excelente defesa ele foi...

Os Devils escolheram Daneyko na 1ª ronda do draft de 1982 (3º da geral) depois de 2 anos na WHL. Daneyko, um nativo de Windsor, Ontario, permaneceu uns anos na “farm-team” até ser chamado de vez à equipa principal na época de 1986/87. Daneyko correspondeu a todas as expectativas e ainda ensinou às equipas adversárias a ganharem um pouco de respeito pela zona defensiva dos Devils.

Ken Daneyko, era, como se costuma dizer, um defesa defensivo. Sabe os seus limites e joga dentro deles. O coach podia-se sentir completamente descansado ao ter o Daneyko no gelo a afastar quem quer que estivesse à frente da baliza, a quebrar jogadas e a mostrar o seu poderio físico. Ele raramente se envolvia em jogadas ofensivas. O seu envolvimento ofensivo consistia sempre num inteligente e seguro passe. De facto, ver o Daneyko a penetrar na zona defensiva dos adversários era tão raro como vermos hockey na nossa televisão nacional.

Ninguém podia enganar o Daneyko. Ele era demasiado bom. Alguém que o tentasse contornar, das duas, uma: ou ficava sem o puck, ou acabava estendido no gelo. Daneyko sabia muito bem o seu valor para a equipa. Defesas do tipo “stay-at-home” são cada vez mais raros e Daneyko foi sem duvida um dos mais respeitados.

E por vezes, tem-se que jogar duro... Ken Daneyko fazia isso muito bem. Um total de penalty-minutes acima de 2200 prova isso mesmo. Em 1988/89, Daneyko coleccionou 289 penalty-minutes. Na verdade, ele esteve acima dos 200 por cinco vezes na sua carreira.

No inicio da sua carreira, Daneyko era um pugilista medonho e temido em toda a Liga. Mas nos seus ultimos anos as coisas foram mudando. Era tão temido que poucos eram os jogadores que se iam meter com ele, pelo que uma luta do Daneyko foi-se tornando cada vez mais rara.

Daneyko é também um dono de um record: 255 jogos sem marcar um golo na regular season. Marcou em Novembro de 1999 e só voltou a acender a lâmpada em Outubro de 2002. Daneyko guardou o puck, presumindo que seria o seu ultimo golo na carreira.


Depois de 13 anos com os Devils e após algumas épocas horriveis e maus momentos pessoais, Daneyko ultrapassou o teste da persistência. Em 1995 levantou a sua 1ª Stanley Cup. Seguir-se-iam outras em 2000 e 2003.

Ken Daneyko pensou que a sua carreira não ia durar muitos anos. Até à data, ele é o homem que mais tempo envergou a camisola dos New Jersey Devils, algo de que ele se orgulha muito. “Lealdade é algo muito importante” – disse ele uma vez.

O homem que certa vez foi atingido por um puck na boca (perdendo 4 dentes), retirou-se em grande pouco tempo depois da conquista da sua 3ª Stanley Cup. Obviamente a sua camisola nº3 foi retirada pelos New Jersey Devils e colocada bem no alto da arena de East Rutherford.

Sem comentários: