sexta-feira, 16 de março de 2007

Wayne Gretzky - The Great One


Indiscutivelmente, Gretzky foi o melhor jogador de hoquei em toda a história deste desporto, possuindo 61 recordes, 10 titulos de melhor marcador, 9 de MVP (Most Valuable Player), 5 Lester B. Pearson Awards, 5 Lady Byng Trophies. Não esquecer as suas presenças consecutivas em 18 All-Star Games e um lugar na selecção do Canadá nos Jogos Olimpicos de 1998.

Ao longo de 20 épocas, Wayne Gretzky – The Great One, fez uma média de 2 pontos por jogo e acendeu a lampada 894 vezes na sua carreira e ajudou os seus colegas a fazê-lo 1963 vezes (que é o mesmo que dizer que marcou 894 golos e fez 1963 assistências). No total, Gretzky fez 2857 pontos ao longo dos seus 20 brilhantes anos de NHL. Nestes números não estão incluídos os estragos que fez nos playoff’s! Se combinarmos as estatisticas da epoca com as estatisticas dos playoff’s vemos que Gretzky fez mais de 3100 pontos e mais de 1000 golos. Estes números são mais que impressionantes, são algo para além do paranormal.

É fantástico pensar o que uma pessoa com estatura tão pequena (em termos de NHL) fez. Gretzky, de cerca 1,80m de altura e 85 kg de peso foi o melhor jogador que o mundo já viu e muito dificilmente alguem irá igualar este homem.

Nenhum jogador transcendeu o desporto da mesma maneira que Gretzky o fez no hoquei. Nem Michael Jordan, nem Joe Montana. Apesar de ele ter afirmado que “o hoquei nada deve a Gretzky”, a verdade é que a NHL deve tudo a Gretzky. Alguns vão tão longe ao ponto de afirmarem que Gretzky salvou a liga nos começos da decada de 80. Mas o que é certamente verdade é que foi graças a sua existência que o hoquei existe em cidades como San Jose, Dallas, Anaheim, Miami, Tamba Bay... Gretzky ao jogar em Los Angeles, uma cidade tradicionalmente quente, mostrou que a prática do hoquei no gelo é possivel neste tipo de cidades.


Tudo começou em Edmonton com a World Hockey Association, Gretzky, na altura com 17 anos, juntou-se aos Oilers e marcou 43 golos na sua primeira época. No ano seguinte, em 1979, a WHA juntou-se a NHL e os Oilers e Gretzky passaram a jogar na National Hockey League. Foi durante estes anos com os Edmonton Oilers, que Gretzky se tornou numa verdadeira lenda viva. Durante 4 epocas, fez sempre mais de 200 pontos. Num ano ele mudou o record de golos para 92 e no ano seguinte fez 87. A equipa era uma das melhores que o mundo já viu. Mark Messier, Jari Kurri, Grant Fuhr, Glenn Anderson, Paul Coffey, Marty McSorley, Esa Tikkanen e a lista continua… Esta equipa dos Oilers faziam facilmente mais de 400 golos num ano.


No seu primeiro remate com a camisola dos Kings, Gretzky marcou um golo. Seria com os Kings que Gretzky iria quebrar o record de golos (802) e de pontos (1851). Antes da chegada de Gretzky a esta equipa, era normal as bancadas da arena terem apenas 6000 a 7000 espectadores. Porém com a chegada d’A Lenda tudo mudou. A lotação do estádio esgotava-se mal os bilhetes ficavam a venda. Gretzky prometeu um lugar na Final da Stanley Cup e em 1993 cumpriu a sua promessa. Naquele que foi o jogo da sua vida, Gretzky fez um hat-trick no Jogo 7 da Campbell Conference Final. Os Kings atingiram a Final pela 1ª vez na sua história, contudo foram derrotados pelos Montreal Canadiens. Mais tarde, os Kings decidiram re-estruturar a equipa e enviaram Gretzky para St.Louis na trade-deadline, mas no ano seguinte, Wayne abandonou o clube e foi para Este.



Gretzky mudou-se então para Nova Iorque onde se re-encontrou com o seu colega Messier. Vejam o que ele fez pelos Rangers: na sua 1ª epoca com a camisola nova-iorquina fez 97 pontos e como se isso nao bastasse, nos playoff’s juntou mais 20 (10 golos e 10 assistências). Na epoca seguinte, 97-98, Wayne Gretzky ficou em 2º lugar na lista de melhores marcadores, jogando numa equipa que muito dificilmente podia-se considerar de dotada...Enquanto ele parecia não estar a marcar golos como anteriormente, as suas qualidades para o passe não mudaram nem um bocadinho. Gretzky foi novamente um dos lideres em assistências em 99-00.

Não foi só NHL... Em quantos torneios e campeonatos internacionais esteve Wayne Gretzky envolvido ? Quantas vezes é que ele fez o impossivel?

Vitórias sobre os Americanos e sobre os Sovieticos em Canada Cups legendarias vêm à memória. Gretzky jogou sempre que lhe era pedido, independentemente do quão cansado estava da epoca e dos playoffs. Gretz teve a oportunidade de jogar nos Jogos Olimpicos em 1998 e deu uma boa prestação a sua selecção.



Após 20 épocas de glória na NHL, Gretzky retirou-se oficialmente a 18 de Abril de 1999. O melhor jogador da historia do hoquei e um dos restantes simbolos do desporto pendurou os skates.

Num tributo final, o Comissário da NHL alterou o nº maximo para uma camisola para 98. Nunca mais ninguem irá usar o nº 99 no hoquei.







Sem comentários: