sábado, 23 de junho de 2007

Kane, vanRiemsdyk e Turris saem primeiro; Cherepanov e Esposito escorregam para a 2ª metade da 1ª ronda


Decorreu ontem em Columbus, Ohio, a 1ª ronda do Draft 2007 da NHL. Como esperado, os Chicago Blackhawks escolheram em 1º lugar Patrick Kane. Patrick Kane é um Right Wing que joga na Ontario Hockey League pelos London Knights. O Left Wing James vanRiemsdyk saiu na 2ª escolha para os Philadelphia Flyers e o Center Kyle Turris foi levado na 3ª posição pelos Phoenix Coyotes. A primeira surpresa do draft surgiu na 4ª escolha, com os Los Angeles Kings a escolherem o defesa Thomas Hickey bem mais cedo que o esperado. A partir daí, uma série de trocas aconteceram: equipas que trocavam para subir posições com medo de ver fugir os seus jogadores alvo, ou equipas que trocavam para baixo, pois já tinham visto ir o seu jogador favorito. Das maiores surpresas do draft incluem-se Alexei Cherepanov e Angelo Esposito. Cherepanov estava em 1º lugar do Central Scouting Bureau para jogadores europeus mas só saiu na 17ª escolha, pelos NY Rangers. Cherepanov é um jogador extremamente talentoso e embora um General Manager tenha dito que a sua ética de trabalho era um problema, acredita-se que só terá descido tanto por causa da falta de um acordo entre a NHL e a federação russa em relação a transferências de jogadores. Em relação a Esposito, o próprio tinha dito na TV que queria ser escolhido em 12º pelos Montreal Canadiens, equipa da cidade de onde é originário, mas a verdade é que os Canadiens deixaram passar e Esposito ficou com cara de azia, até ser escolhido na 20ª posição pelos Pittsburgh Penguins, que o vão juntar a Crosby e companhia. Esposito há um ano era apontado como escolha consensual para nº1 do draft de 2007, mas desceu nos rankings na parte final do ano.

  • Os 2 primeiros jogadores escolhidos são americanos, pela primeira vez na história.
  • Só à 7ª escolha saiu um jogador europeu, o checo Jakub Voráček para os Columbus Blue Jackets.
  • Só à 17ª, com Cherepanov saiu um jogador proveninente da Europa
  • Dos 30 da primeira ronda, 16 são canadianos, 10 são americanos, 1 é checo, 1 é dinamarquês, 1 é russo e 1 é sueco.
  • Dos 30 da primeira ronda, 27 provém das ligas norte-americanas e apenas 3 das ligas europeia.
  • Dos 30 da primeira ronda, 0 Goalies, 10 defesas e 20 avançados (LW/C/RW).
Pode consultar a lista completa da 1ª ronda aqui ou aqui.

Durante o draft, apenas trocas de picks aconteceram, mas antes, vários jogadores mudaram de equipa:

  • Os Toronto Maple Leafs mandaram 3 picks (incluindo 1ª ronda) para San Jose em troca do goalie Vesa Toskala e do avançado Mark Bell
  • Os Nashville Predators mandaram Tomas Vokoun para Florida em troca de 3 picks.
  • Os Blackhawks mandaram para Calgary o defesa Adrian Aucoin e uma pick de 7ª ronda em troca dos defesas Andrei Zyuzin e Steve Marr.

O draft segue das rondas 2-7 às 15 horas em Portugal; podem segui-lo mais uma vez em NHL.com.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

2007 NHL Entry Draft - Amanhã


É amanhã à noite o Draft da NHL, que vai decorrer em Columbus, casa dos Columbus Blue Jackets. O draft é a 00:30 de sexta para sábado em Portugal Continental. Para além de ser palco da construção dos futuros de cada equipa, com as equipas a ficarem com os direitos dos jovens jogadores, o draft pode ser palco de reconstrução para o presente, já que com as reuniões dos 30 General Managers da NHL no mesmo local, de certeza que conversas sobre trocas entre as equipas vão ocorrer. É um espectáculo a ver. De recordar que amanhã só decorre a 1ª ronda de selecções; as rondas 2 a 7 decorrerão no Sábado.

Ordem das picks de 1ª ronda:
1 - Chicago Blackhawks
2 - Philadelphia Flyers
3 - Phoenix Coyotes
4 - Los Angeles Kings
5 - Washington Capitals
6 - Edmonton Oilers
7 - Columbus Blue Jackets
8 - Boston Bruins
9 - St. Louis Blues
10 - Florida Panthers
11 - Carolina Hurricanes
12 - Montreal Canadiens
13 - Toronto Maple Leafs
14 - Colorado Avalanche
15 - Edmonton Oilers (originalmente dos New York Islanders)
16 - Anaheim Ducks (originalmente dos Tampa Bay Lightning)
17 - New York Rangers
18 - Calgary Flames
19 - Minnesota Wild
20 - Pittsburgh Penguins
21 - Phoenix Coyotes (originalmente dos Dallas Stars)
22 - Montreal Canadiens (originalmente dos San Jose Sharks)
23 - Nashville Predators
24 - St. Louis Blues (originalmente dos Atlanta Thrashers)
25 - Vancouver Canucks
26 - St. Louis Blues (originalmente dos New Jersey Devils)
27 - Detroit Red Wings
28 - Washington Capitals (originalmente dos Buffalo Sabres)
29 - Ottawa Senators
30 - Edmonton Oilers (originalmente dos Anaheim Ducks)

Poderá ver o draft em directo através do site oficial da NHL ou de links neste site.

terça-feira, 19 de junho de 2007

General Manager dos Ottawa Senators despedido; Flyers foram ao mercado mais cedo que o esperado

Chegar à Final da Stanley Cup não é bom que chegue para continuar em Ottawa: John Muckler, General Manager dos Ottawa Senators nos últimos 5 anos foi despedido e o treinador Bryan Murray vai tomar o seu lugar. Murray já tem experiência no cargo com os Anaheim Ducks e com os Florida Panthers.

Numa troca algo inesperada, os Philadelphia Flyers mandaram de volta a 1st round pick dos Nashville Predators envolvida no negócio de Peter Forsberg, antes dos playoffs, em troca do Left Wing Scott Hartnell e do defesa Kimmo Timonen, que se iriam tornar jogadores livres sem restrições a 1 de Julho. Ambos os jogadores assinaram contratos por 6 anos; Timonen irá ganhar 37.8 milhões de dólares; Hartnell irá receber 25.2 milhões. Não é normal as equipas fazerem trocas por jogadores que se vão tornar livres pouco mais de 10 dias antes de isso acontecer, mas os Flyers deverão ter-se assegurado de que iriam conseguir assinar contratos com os jogadores e assim evitaram os autênticos leilões que são as propostas por agentes livres sem restrições (UFA).

A cada dia que passa, o futuro dos Predators em Nashville parece cada vez mais incerto, já que não há duvidas da vontade do provável futuro dono Jim Balsillie em mudar a equipa para o Ontario, no Canadá. Falta saber se a NHL aprovará a venda e a deslocalização da equipa.

Edit:
Os Chicago Blackhawks efectuaram uma troca com os Montreal Canadiens: os canadianos enviam o left wing Sergei Samsonov em troca do defesa Jassen Cullimore e do left wing Tony Salmelainen. É uma boa troca para os Canadiens, que recebem 2 jogadores em troca de um que não fazia parte dos planos para a próxima época e sobre o qual consideravam mesmo a hipótese de comprar o resto do contrato a um preço mais baixo que o total para poder rescindir (buy out). Os Blackhawks recebem um jogador que pode não ser espectacular para os padrões da liga, mas que será bom que chegue para os padrões da equipa, que já anda há uns aninhos pelas "ruas da amargura".

sexta-feira, 15 de junho de 2007

All-Star Team e All-Rookie Team

Ontem além dos prémios foram também anunciadas as All-Star Teams e All-Rookie Team que distingue os melhores jogadores da liga na época transacta e os melhores rookies.

All-Rookie Team:
Guarda-redes: Mike Smith dos Dallas Stars
Defesas: Matt Carle e Marc-Edouard Vlasic dos San Jose Sharks
Avançados: Evgeny Malkin e Jordan Staal dos Pittsburgh Penguins e Paul Stastny dos Colorado Avalanche

2ª All-Star Team:
Guarda-redes: Roberto Luongo dos Vancouver Canucks
Defesas: Chris Pronger dos Anaheim Ducks e Dan Boyle dos Tampa Bay Lightning
Avançados: Vincent Lecavalier e Martin St. Louis dos Tampa Bay Lightning e Thomas Vanek dos Buffalo Sabres

1ª All-Star Team:
Guarda-redes: Martin Brodeur dos NJ Devils
Defesas: Nicklas Lidström dos Detroit Red Wings e Scott Niedermayer dos Anaheim Ducks
Avançados: Sidney Crosby dos Pittsburgh Penguins, Dany Heatley dos Ottawa Senators e Aleksander Ovechkin dos Washington Capitals.

Crosby leva 3 prémios para casa


Foi ontem a cerimónia de entrega dos prémios da NHL. Para além do Art Ross que Sidney Crosby já tinha garantido, o jovem de 19 anos dos Pittsburgh Penguins leva para casa o Hart, entregue ao Jogador mais Valioso da Liga e o prémio de melhor jogador votado pelos jogadores da liga. Martin Brodeur, dos New Jersey Devils, vence o seu 3º Vezina Trophy (melhor goalie) e Nicklas Lidstrom dos Detroit Red Wings leva o Norris (melhor defesa) pela 5ª vez em 6 anos. Evgeni Malkin dos Pittsburgh Penguins venceu o Calder Trophy (melhor rookie), o troféu que só se pode vencer uma vez e Rob Brind'Amour, dos Carolina Hurricanes, venceu pelo 2º ano consecutivo o Selke, entregue ao melhor avançado nos aspectos defensivos do jogo. Pavel Datsyuk aliou alta performance com desportivismo e boas condutas e ganhou o Lady Bing. O prémio de melhor treinador foi para Alain Vigneault, dos Vancouver Canucks. O King Clancy, entregue ao jogador que apresentar características de liderança dentro e fora de gelo, assim como notáveis contribuições humanitárias para a sua comunidade, foi para Saku Koivu, dos Montreal Canadiens. Koivu é um sobrevivente de cancro, um linfoma não-Hodgkin e criou uma fundação com o seu nome que ajuda à pesquisa e tratamentos do cancro. Phil Kessel, de 19 anos, venceu o Bill Masterton, entregue ao jogador que apresentar características de perseverança, desportivismo e dedicação ao desporto, após ter lutado contra o cancro na época que decorreu. Kessel chegou a jogar sabendo que tinha cancro e que iria ser operado e acabou por só falhar 12 jogos dos seus Boston Bruins. Roberto Luongo, goalie dos Canucks, estava nomeado para 3 prémios mas acabou por ir para casa de mãos vazias.

Lista de vencedores:
Hart Memorial Trophy: Sidney Crosby
Vezina Trophy: Martin Brodeur
James Norris Memorial Trophy: Nicklas Lidstrom
Calder Memorial Trophy: Evgeni Malkin
Frank J. Selke Trophy: Rod Brind'Amour
Lady Byng Memorial Trophy: Pavel Datsyuk
Jack Adams Award: Alain Vigneault
King Clancy Memorial Trophy: Saku Koivu
Bill Masterton Trophy: Phil Kessel

Art Ross Trophy: Sidney Crosby
Maurice 'Rocket' Richard Trophy: Vincent Lecavalier
William M. Jennings Trophy: Nicklas Backstrom, Manny Fernandez

Lester B. Pearson Award: Sidney Crosby

Lista de nomeados
Lista de troféus e prémios

Votação do blogue:
Que formato deveria ter o Overtime nos playoff?
sempre 5-on-5: 58.8%
sempre 4-on-4: 23.5%
4-on-4 após um período em 5-on-5: 17.6%

quinta-feira, 14 de junho de 2007

As minhas escolhas

É tempo de reflectir no passado recente da regular season que terminou ha pouco mais de 2 meses e escolher os vencedores para os troféus de melhores individualidades. Dado que não tenho acertado muito (ver posts de opinião sobre fim da regular season e playoff-picks) o que a seguir se segue não é de fiar:

Hart Trophy

Sidney Crosby, center, Pittsburgh Penguins


O conceito vago por trás deste troféu - atribuído ao jogador avaliado como mais valioso para a sua equipa - garante acesas discussões quer antes quer após a entrega do troféu. Analisando bem as coisas, "valor" é algo muito subjectivo.

É fácil criar um argumento a favor do valor individual de Roberto Luongo e Martin Brodeur para os seus respectivos clubes. Mas, independentemente da equipa, há algum jogador mais valioso para a Liga que Sidney Crosby?

Aos 19 anos alcançou o seu primeiro Art Ross por ser o campeão em pontos. E enquanto isto é um factor já de si suficiente para o prémio em questão, a influência de Crosby vai muito mais além: assumiu um papel de liderança nos Penguins e é já um jogador completo
que merece muito mais mérito do que recebeu. Para além de que é o embaixador perfeito depois da Era de Wayne Gretzky para o ice hockey. Ganha este trofeu, e muitos mais identicos no futuro.

Norris Trophy
Nicklas Lidstrom, Red Wings

Lidstrom tem já 37 anos, mas esta maravilha do hockey continua a jogar num nivel altissimo e parece que o tempo não passa por ele. Esta época continuou a mostrar do que é capaz: excelente no jogo defensivo tendo actuado mais de 27 minutos por jogo; 62 pontos - algo já comum em Lidstrom - e assumiu muito bem a liderança de uma equipa orfã de alguem como Yzerman, enquanto ajudou Kronwall (considerado por muitos como o seu herdeiro directo) a assumir-se como um sólido defesa na NHL.

Vezina Trophy


Martin Brodeur, New Jersey Devils

Pela impressão que eu tenho, há muita gente que acredita que no fim da contagem dos votos, Roberto Luongo vai receber o desejado troféu. Caso isto se verifique, não há nnada a dizer. A sua fenomenal época fala por si.

Mas na minha opinião, Brodeur é quem mais merece. Ficou em 3º em GAA (2.18), 3º em save-percentage (.922), 1º em vitórias (48) e 1º em shutouts (12). Foi a melhor época a nivel estatistico na carreira de um jogador que muito provavelmente vai acabar por s
er considerado o melhor de todos os tempos na sua posição.

Provavelmente Luongo fica à frente na votação de MVP, mas Brodeur é o melhor goalie.

Selke Trophy


Rod Brind'Amour, center, Carolina Hurricanes

Os Hurricanes tiveram uma época horrorosa na tentativa de defender a Cup, mas Brind'Amour não merece nem uma crítica. O vencedor deste troféu na época transacta teve uma ainda melhor época a nível estatístico com 26 golos, 82 pontos e apenas 48 PIM. Foi o melhor da Liga em faceoffs por uma larga margem - novamente - e mais nenhum avançado passou tanto tempo nas duas special teams. É claramente o melhor "two-way forward" da NHL.

Jack Adams


Michel Therrien, Pittsburgh Penguins

Um troféu bem dificil de atribuir, mas o notável trabalho realizado pelo coach dos Penguins destaca-se do resto da multidão. Therrien conseguiu eliminar uns 2/3 anos no processo de reconstrução da equipa. A equipa melhorou em 47 pontos relativamente a 2005/06 e os Penguins estiveram na luta pelo titulo da divisão Atlântico até ao fim, falhando por apenas 1 ponto. Toda a gente aponta para o trio ofensivo de Crosby, Malkin e Staal mas a chave esteve em reduzir o numero de golos sofridos (menos 50 golos sofridos). O mérito de toda esta reviravolta vai para Therrien e na sua capacidade para por os miudos a jogar como veteranos.

Calder Trophy

Evgeni Malkin, center, Pittsburgh Penguins

Também me intriga o porquê de tantas pessoas tentarem arranjar 1001 razões para o troféu não ir para Malkin. Este jovem de 20 anos liderou os rookies em pontos, golos, assistencias, golos em power-play e GWG e fez bastante material para a sua colecção de "best of". Arrefeceu bastante no final de temporada (4+11 em 20 jogos), enquanto Stastny esteve imparavel mas o impacto de Malkin é inquestionavel.

Lady Byng Trophy

Antes de mais queria mostrar o meu desagrado pela não nomeação de Tomas Kaberle, um válido candidato para este trofeu (apesar de nao ser atribuido a um defesa desde 1954). 26 minutos por jogo e apenas 10 minor penaltys numa posição que exige jogo físico. Juntem a isto os seus 58 pontos (9º entre defesas) e tinhamos aqui um sério candidato ao trofeu.

Mas dadas as opções, escolho sem duvidas Pavel Datsyuk dos Red Wings, um símbolo de enormes performances e um jogo limpíssimo (apenas 20 PIM esta epoca)




deixem as vossas opiniões e as vossas escolhas nos comentarios!



quarta-feira, 13 de junho de 2007

É amanhã a entrega dos prémios da NHL


Decorre em Toronto, Canadá, na madrugada de amanhã, quinta-feira, para sexta às 00:30 portuguesas a entrega dos prémios individuais da NHL. Alguns troféus já foram entregues: O Art Ross Trophy para o melhor pontuador da liga foi entregue a Sidney Crosby dos Pittsburgh Penguins, que fez 120 pontos (36 golos e 84 assistências). O Maurice “Rocket” Richard Trophy, atribuído ao melhor marcador foi entregue a Vincent Lecavalier, dos Tampa Bay Lightning, que marcou 52 golos. O William M. Jennings Trophy, entregue aos goalies da equipa que menos golos sofreu, vão para os goalies dos Minnesota Wild: Manny Fernandez e Niklas Backstrom. O finlandês Backstrom também leva para casa o Roger Crozier Saving Grace Award, entregue ao goalie com maior percentagem de defesas. Backstrom defendeu 92.9% dos remates que enfrentou ao longo de 41 jogos.

Vale a pena recordar os nomeados para o resto dos prémios:

Calder Memorial Trophy (melhor rookie): Evgeni Malkin, Penguins; Jordan Staal, Penguins; Paul Stastny, Avalanche.

Frank J. Selke Trophy (melhor avançado nos aspectos defensivos): Rod Brind'Amour, Hurricanes; Samuel Pahlsson, Ducks; Jay Pandolfo, Devils.

Hart Memorial Trophy (jogador mais valioso para a sua equipa): Martin Brodeur, Devils; Sidney Crosby, Penguins; Roberto Luongo, Canucks.

Jack Adams Award (melhor treinador): Lindy Ruff, Sabres; Michel Therrien, Penguins; Alain Vigneault, Canucks.

James Norris Memorial Trophy (melhor defesa): Nicklas Lidstrom, Red Wings; Scott Niedermayer, Ducks; Chris Pronger, Ducks.

Lady Bing Memorial Trophy (desportivismo e boas condutas): Pavel Datsyuk, Red Wings; Joe Sakic, Avalanche; Martin St. Louis, Lightning.

Lester B. Pearson Award (melhor jogador votado pelos colegas da associação de jogadores): Sidney Crosby, Penguins; Vincent Lecavalier, Lightning; Roberto Luongo, Canucks.

Vezina Trophy *** (melhor goalie): Martin Brodeur, Devils; Miikka Kiprusoff, Flames; Henrik Lundqvist, Rangers; Roberto Luongo, Canucks.

***ficaram 4 nomeados porque houve um empate.

Vale também a pena recordar todos os troféus e prémios que a NHL atribui.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Final da Stanley Cup: Jogo 5, Ottawa 2@6 Anaheim


Os Anaheim Ducks venceram o Jogo 5 da Final da Stanley Cup e fecharam a série em 4-1. Os Ducks marcaram primeiro, aos 3:41 por Andy McDonald, depois de Preissing e Volchenkov terem colocado a equipa canadiana em desvantagem de 3 para 5 graças a 2 penalties. Rob Niedermayer fez o 2-0 para os Ducks aos 17 minutos. No 2º período, Daniel Alfredsson reduziu para 2-1 aos 11:27 e chegou-se a pensar que os Senators iriam conseguir chegar ao empate. No entanto, uma falta de coordenação (chamemos-lhe assim) entre Chris Phillips e o goalie Ray Emery provocou um auto-golo por parte do defesa, que acabou por ser creditado a Travis Moen dos Ducks. Esse golo foi sem dúvida um rude golpe nas aspirações dos Senators, mas mesm assim, Alfredsson reduziu para 3-2 shorthanded depois de roubar o disco a um jogador dos Ducks, levá-lo até à baliza de Giguere e marcar. Mas ainda nesse powerplay os Ducks voltaram a marcar, por Francois Beauchemin. Travis Moen marcou o 5-2 já no último período, aos 4:01, acabado com todas as esperanças dos Senators, que levaram a facada final aos 17:00, com o 6-2 de Corey Perry. Os Senators fizeram 13 remates; os Ducks fizeram 18.

Ao fim de 14 épocas de existência, a franchise Mighty Ducks of Anaheim/Anaheim Ducks conquistou a sua 1ª Stanley Cup. Foi a primeira Stanley Cup para jogadores como Teemu Selanne, Rob Niedermayer, J.S. Giguere, Chris Pronger, Sean O’Donnell, Todd Marchant, Ryan Getzlaf, Corey Perry, Dustin Penner ou Andy McDonald.

Scott Niedermayer, capitão da equipa, coleccionou a 4ª Stanley Cup da sua carreira, depois de 3 vestindo a camisola dos New Jersey Devils e o seu primeiro Conn Smythe Trophy, o troféu atribuído ao jogador mais valioso durante os playoffs. A época de jogos da NHL termina, mas nem por isso vai deixar de haver notícias. Já para a semana, temos a cerimónia de entrega dos prémios da NHL; daqui a 2 semanas temos o NHL Entry Draft, que enche sempre de esperança os corações dos adeptos das equipas que pior jogaram durante a época.

OS ANAHEIM DUCKS SÃO OS VENCEDORES DA STANLEY CUP


Os Anaheim Ducks acabam mesmo agora de vencer o Jogo 5 da Final da Stanley Cup contra os Ottawa Senators por 6-2 e fecharam a série vitoriosa em 4-1. Parabéns a toda a equipa que venceu 16 jogos nos playoffs para chegar aqui. Parabéns ao seu capitão Scott Niedermayer, vencedor do Conn Smythe Trophy, atribuído ao jogador mais valioso dos playoffs. Mais tarde, mais informações sobre o jogo.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Jogo 4 da Final da Stanley Cup 2007 - análise

Primeiro há que pedir desculpa por esta análise chegar só hoje, mas eu não tenho a vossa vida. A verdade é que estive muito ocupado e só agora arranjei tempo para isto. Mas vamos ao jogo que é o que importa já que tenho muito para escrever.


Para começar, as alterações nas equipas. Pronger foi suspenso depois da violenta placagem sobre McAmmond no jogo 3, e foi substituído por DiPenta. McAmmond também não jogou e foi substituído por Eaves. Kunitz e Thornton também ficaram de fora, o primeiro devido a lesão e o segundo devido a opção técnica. Carter e Motzko entraram assim para a equipa, sendo que foi Marchant que jogou na 1ª linha no lugar de Kunitz.

Nos primeiros segundos os Senators criaram a primeira oportunidade, numa jogada pela direita de Vermette. Depois em Penalty Kill os Ducks quase marcaram, contra-ataques dos Niedermayer que acabou com um passe interceptado por Emery. O perigo voltou à baliza de Giguére quando Jackman faz um turnover disparatado atrás da baliza, Heatley assiste Spezza mas este acerta no guarda-redes de Anaheim. No 2º PP dos Sens mais perigo a rondar a baliza de Giguére com este a estar muito bem, assim como o Powerplay dos Senators e ao contrário do Penalty Kill dos Ducks. Mesmo assim o resultado mantinha-se em 0-0.

Depois foi a vez dos Ducks terem um PP, que foi muito mau, nenhum remate, poucos ataques e muitas jogadas ofensivas dos Senators. Senators que continuavam por cima, não deixando os Ducks assentar o jogo, que continuavam sem rematar aos 10 minutos. Giguére é que estava a salvar a equipa californiana, assim como alguma ineficácia dos Senators. O 1º remate dos Ducks surgiu aos 11:30 por Perry e foi bem perigoso, mas Emery correspondeu com uma boa defesa.

Um dos factores para justificar a má perfomance dos Ducks eram os poucos face-offs ganhos até ao momento, e ainda por cima a defesa estava a cometer muitos giveaways na zona neutral. May ia substituindo Marchant na 1ª linha com o fim de impor mais físico. Mas foi a 2ª linha a criar mais perigo, por parte de Perry que num 2 contra 1 mandou um disco ao poste. Mas o perigo voltou à baliza de Giguére, com um Schaefer a falhar escandalosamente num ressalto dado por Giguére. Além do guarda-redes também as linhas de Penalty Kill iam salvando, já que os jogadores de Anaheim insistiam em passar muito tempo na box. E no último segundo do 1º período, mais exactamente a 0.3 segundos do fim, o golo surgiu por parte de Alfredsson. Bem ganho o disco na tabeça, Schaefer a ver Alfredsson sozinho que bateu Giguére com um excelente remate. 1-0 era o resultado no primeiro intervalo.

No 2º período os Ducks vieram dispostos a mudar e tudo e entraram bem. Aos 3 minutos Emery com mais sorte depois de McDonald mandar um disco ao poste. Rob Niedermayer começava a impor o jogo físico, distribuindo hits como se não houvesse amanhã. Mas o Powerplay revelava a falta de Pronger e não criava muito perigo. Mas quase a meio do período, o golo do empate surgiu, poucos segundos depois do final de um PP, Marchant faz um bom para McDonald de trás da baliza que com Emery e 2 defesas na frente da baliza consegue fazer o golo. Neste momento os Ducks estavam claramente a dominar o período com 9-1 em remates.

McDonald que estava imparável, 1 minuto depois voltou a marcar e que grande golo mais uma vez. Excelente passe de Rob Niedermayer no contra-ataque, muito espaço livre deixado pelo Backchecking dos Sens, McDonald tira Volchenkov do caminho com uma finta e depois remata entre as pernas de Emery. A 1ª jogada de perigo dos Senators neste período só surgiu aos 14 minutos, por parte de Dany Heatley mas Giguére a defender bem. Aos 16 minutos mais um disco no poste, desta vez por Penner. E pouco depois turnover da zona neutral recuperado por Getzlaf mas Perry a rematar para a defesa de Emery. E ainda mais perigo antes do final do período. Num 2 contra 1 Niedermayer faz um passe cruzado para Beauchemin que dispara um slapshot fortíssimo mas Emery consegue mergulhar e apanhar o disco com a luva de uma maneira fantástica. Vejam esta defesa nos highlights por favor.

A defesa dos Senators estava abrir muitos espaços na zona neutral, fazendo com que quase todos os ataques dos Ducks fossem em igualdade ou superioridade númerica. Mas os Senators ainda marcaram aos 18 minutos, uma falha da defesa dos Ducks a deixar Heatley sozinho no 2º poste que só teve que encostar depois do passe cruzado de Eaves.

No final do período, confusão entre os jogadores depois de Alfredsson deliberadamente fazer um slapshot no centro do gelo contra Scott Niedermayer. Alfredsson bem pode agradecer a Carlyle o facto de Thornton ou Parros não estarem na equipa no jogo 4....

O 3º período começou assim com Fisher e Pahlsson no banco de penalidades. E Beauchemin não ficando contente com o facto dos Ducks estarem em igualdade numérica mete pela 2ª vez no jogo a equipa em Penalty Kill, desta vez em 4 pra 3. Mas mais uma vez o excelente Penalty Kill dos Ducks a salvar. Aos 3:30 Selanne rouba um disco a Volchenkov na zona defensiva mas não consegue criar grande perigo a Emery. Pouco depois, Selanne fez uma grande jogada, da zona defensiva à zona ofensiva pelo lado direito, a puxar Emery e um defesa e depois a assistir Penner no centro do ringue, que só teve que encostar para fazer o 3-2 para os Ducks. A meio do período os Senators começaram a jogar melhor e criaram muito perigo na baliza de Giguére que ia aguentando a vantagem dos Ducks. Mas depois os Sens fizeram 3 turnovers seguidos na defesa, que deixaram Emery à beira de um ataque. Mas Selanne, Pahlsson e Moen falharam as 3 oportunidades.

Aos 14:36, mais perigo a rondar a baliza de Emery. Turnover na zona neutral de Corvo num hit de Penner que depois assiste Perry e mais uma vez o guarda-redes de Ottawa a ter uma sorte incrível já que pela 4ª vez no jogo, o disco embateu num ferro da baliza. Nos últimos minutos os Senators voltaram a pressionar mas mesmo sem Emery na baliza não chegaram ao empate. Os Ducks vão assim para o Honda Center a apenas 1 vitória de vencerem a lendária Stanley Cup.

O jogo 5 é hoje à 1 da manhã portuguesa. Imperdível! Amanha é feriado gente, fiquem acordados até tarde.

terça-feira, 5 de junho de 2007

Final da Stanley Cup: Jogo 4, Anaheim 3@2 Ottawa


Os Anaheim Ducks venceram em casa dos Ottawa Senators ontem o jogo 4 da Final da Stanley Cup por 3-2. Sendo assim, os Ducks estão a uma vitória em 3 jogos (2 deles em casa) da conquista da Stanley Cup, enquanto que os Senators não podem perder mais nenhum jogo. No Jogo 5, em Anaheim, já irá estar presente a Stanley Cup, pronta para caso os Ducks vençam a partida. O jogo de ontem viu os Senators marcarem primeiro, a 1 segundo do fim do 1º período e no powerplay, por Daniel Alfredsson. No 2º período e no espaço de 1:06, Andy McDonald marcou 2 golos (o primeiro aos 10:00) e virou o resultado. Só a 2 minutos do fim do período é que os Senators conseguiram empatar, por Dany Heatley. O golo que acabaria por dar a vitória aos Ducks apareceu aos 4:07 do 3º período, por Dustin Penner. De referir que os Ducks jogaram sem Chris Pronger, suspenso para o jogo 4 devido aos acontecimentos do jogo 3, que puseram Dean McAmmond fora desse jogo e também do jogo 4, pelo menos. Giguere defendeu 21 remates em 23; Ray Emery parou 18 em 21.

O jogo 5 é na noite de amanhã para Quinta-feira, à 1 da manhã, como sempre.

domingo, 3 de junho de 2007

3º jogo da Final da Stanley Cup 2007 - análise

Ontem realizou o jogo 3 da final da Stanley Cup este ano, 80 anos depois a final da Stanley voltou a Ottawa, desta vez no Scotiabank Place. E os Senators parecem ter aproveitado a viagem a casa para melhor e muito o seu jogo. A unica novidade nas equipas foi o regresso de lesão de Kunitz, deixando assim Drew Miller na bancada.

O príncipio do jogo até foi bom para a equipa californiana, a pressão alta vista nos primeiros jogos estava a aparecer, Emery fez uma boa defesa frente a Penner depois de uma boa jogada de Perry, e o primeiro golo surgiu no primeiro PP, muito bem Selanne por tras da baliza e McDonald sozinho a abrir o marcador.

Depois o jogo ficou morno, durante 10 minutos, quando surgiram 2 penalidades e as equipas ficaram com apenas 5 jogadores no gelo. Oportunidades surgiram de parte a parte com os Ducks melhor. Mas a partir daqui pareceu que Anaheim adormeceu e os Senators foram ganhando vantagem. Começavam a aplicar um bom forecheck cortando as jogadas ofensivas dos Ducks. O golo de Ottawa acabou por aparecer aos 16:10, com Meszaros a aguentar o disco na zona ofensiva, Kelly a receber o passe longo na esquerda e assiste Neil que com um remate colocado não dá hipóteses a Giguére. Os Senators estiveram muito melhor neste final de período.

No príncipio do 2º período apareceu a imagem de Kunitz a ir para os balneários ainda no 1º período, o que sinceramente ninguem se apercebeu. A verdade é que ele não voltou a pisar o gelo. Moen tem um falhanço incrivel logo nos primeiros minutos, com a baliza aberta acerta no poste. Mas o golo havia de surgir numa boa jogada de Perry que remata o disco entre as pernas de Emery quando este estava encostado ao poste. Se virem as imagens, notam que é um bom frango à moda de Ottawa.

Mas a vantagem não demorou muito porque logo a seguir num face-off na zona dos Ducks ganho pelos Sens, Volchenkov dispara um slapshot da linha azul, ainda toca em Fisher e acaba no fundo da baliza de Anaheim. Neste golo alguém dos Ducks teve uma paragem cerebral porque a equipa estava no face-off com um jogador a menos. Ou Moen estava a dormir ou alguém esqueceu-se de o avisar.

A partir daqui os Ducks realmente adormeceram. Deixaram de aplicar um bom forecheck, começaram a fazer muitas penalidades. Por outro lado os Senators começaram a jogar muito melhor. Apesar disto, os Ducks ainda voltaram a estar em vantagem. Mais uma vez a 2ª linha a jogar rapido, remate complicado para a Emery e o ressalto sobra para Getzlaf que só tem que encostar. 9 minutos depois, aos 16:14 mais um golo dos Sens. Redden dispara da linha azul um remate cruzado e Alfredsson encosta com o patim. A decisão era díficil mas fica a ideia que Alfredsson mete o patim na trajectória do disco intencionalmente. O que fica para a história é que o golo contou e os Sens voltavam a empatar o jogo.

E como já disse, os Ducks neste momento não jogavam nada, estavam claramente a ser piores que os Senators, com muitas dificuldades em construir o ataque e com muitas dificuldades em parar o ataque dos Senators. Os Senators que a 2 minutos do final do período colocou-se pela primeira vez em vantagem. Uma boa jogada pela esquerda de McAmmond e ao fazer o passe para o meio o disco embate em Pronger e entra. Azar para o jogador dos Ducks na jogada. O período acabava com o resultado em 4-3 com os Ducks a jogar mal. Precisavam de se recompor para o ultimo período.

Mas o 3º período não começou com acerto dos Ducks, pelo contrário começou com um disparate de Pronger e dos árbitros. McAmmond a rematar à baliza, no seguimento passa pela esquerda de Pronger que lhe enfia o braço pela cara (não, não é o cotovelo apesar do que andam por aí a dizer), e deixa-o estendido no gelo. Incrivel como não leva penalidade, e se houver justição a suspensão tem que ser de 2 jogos. Muito mal Pronger e pouco esperto. E por falar em mal, os árbitros também o estiveram neste jogo a assinalar penalidades inexistentes e a não marcar a existentes como foi este caso.

Aos 3 minutos alguns empurrões e não só. Perry, Penner, Getzlaf, Schaefer, Fisher e Neil acabaram no banco de penalidades com Ottawa a ter o Powerplay. Powerplay que foi o que aconteceu mais aos Senators no último período. A equipa de Anaheim completamente desconcentrada continou a fazer penalidades (mais 3) e Ottawa agradeceu. O que salvou os Ducks foi terem um bom Penalty Kill. Marchant ainda teve oportunidade de empatar o jogo num bom contra-ataque, mas Emery salvou. E no final do jogo os Senators a matarem a esperança dos Ducks. Bem o forecheck, e depois de um bom passe de Vermette, Volchenkov a marcar.

Os Senators jogaram muito melhor ontem, aproveitando o facto de poderem fazer o line matching. Por outro lado os Ducks estiveram muito pior no forecheck e na defesa, fizeram novamente demasiadas penalidades e não acertaram a rotação das linhas. O jogo 4 realiza-se novamente em Ottawa, de segunda para terça.

Final da Stanley Cup: Jogo 3, Anaheim 3@5 Ottawa


Os Ottawa Senators tinham de vencer ontem e conseguiram-no. Foi por 5-3 a vitória em casa, numa arena cheia e que muito puxou pela equipa neste jogo 3 da Final, contra os Anaheim Ducks. Os Ducks até marcaram primeiro, já quase no fim de um powerplay que os Senators estavam a queimar: foi Andy McDonald aos 5:39. Decorriam os 16 minutos quando Chirs Neil empatou o jogo. Aos 5:20 do segundo período, os Ducks voltaram a pôr-se em vantagem, por Corey Perry, mas apenas por 27 segundos, até Mike Fisher empatar o jogo. Ryan Getzlaf marcou o 3-2 para os Ducks aos 07:38 e só perto do fim do 2º período é que os Senators conseguiram marcar: Alfredsson no powerplay aos 16:14 e McAmmond aos 18:34 puseram os Senators pela primeira vez em vantagem no jogo. O golo final, que havia de segurar a vitória apareceu aos 8:22 do 3º período, por Volchenkov. Chris Pronger atingiu McAmmond com o ombro na cabeça do jogador dos Senators e este teve de sair do ringue com ajuda. Apesar de nenhum penalty ter sido assinalado, Chris Pronger pode voltar a ter de ficar de fora 1 jogo caso a liga reveja o lance, como já aconteceu na Final da Conferência Oeste contra os Detroit Red Wings.

A final da Stanley Cup garante, depois do jogo de ontem, pelo menos um Jogo 5. O jogo 4 é amanham de novo em Ottawa.