quinta-feira, 14 de junho de 2007

As minhas escolhas

É tempo de reflectir no passado recente da regular season que terminou ha pouco mais de 2 meses e escolher os vencedores para os troféus de melhores individualidades. Dado que não tenho acertado muito (ver posts de opinião sobre fim da regular season e playoff-picks) o que a seguir se segue não é de fiar:

Hart Trophy

Sidney Crosby, center, Pittsburgh Penguins


O conceito vago por trás deste troféu - atribuído ao jogador avaliado como mais valioso para a sua equipa - garante acesas discussões quer antes quer após a entrega do troféu. Analisando bem as coisas, "valor" é algo muito subjectivo.

É fácil criar um argumento a favor do valor individual de Roberto Luongo e Martin Brodeur para os seus respectivos clubes. Mas, independentemente da equipa, há algum jogador mais valioso para a Liga que Sidney Crosby?

Aos 19 anos alcançou o seu primeiro Art Ross por ser o campeão em pontos. E enquanto isto é um factor já de si suficiente para o prémio em questão, a influência de Crosby vai muito mais além: assumiu um papel de liderança nos Penguins e é já um jogador completo
que merece muito mais mérito do que recebeu. Para além de que é o embaixador perfeito depois da Era de Wayne Gretzky para o ice hockey. Ganha este trofeu, e muitos mais identicos no futuro.

Norris Trophy
Nicklas Lidstrom, Red Wings

Lidstrom tem já 37 anos, mas esta maravilha do hockey continua a jogar num nivel altissimo e parece que o tempo não passa por ele. Esta época continuou a mostrar do que é capaz: excelente no jogo defensivo tendo actuado mais de 27 minutos por jogo; 62 pontos - algo já comum em Lidstrom - e assumiu muito bem a liderança de uma equipa orfã de alguem como Yzerman, enquanto ajudou Kronwall (considerado por muitos como o seu herdeiro directo) a assumir-se como um sólido defesa na NHL.

Vezina Trophy


Martin Brodeur, New Jersey Devils

Pela impressão que eu tenho, há muita gente que acredita que no fim da contagem dos votos, Roberto Luongo vai receber o desejado troféu. Caso isto se verifique, não há nnada a dizer. A sua fenomenal época fala por si.

Mas na minha opinião, Brodeur é quem mais merece. Ficou em 3º em GAA (2.18), 3º em save-percentage (.922), 1º em vitórias (48) e 1º em shutouts (12). Foi a melhor época a nivel estatistico na carreira de um jogador que muito provavelmente vai acabar por s
er considerado o melhor de todos os tempos na sua posição.

Provavelmente Luongo fica à frente na votação de MVP, mas Brodeur é o melhor goalie.

Selke Trophy


Rod Brind'Amour, center, Carolina Hurricanes

Os Hurricanes tiveram uma época horrorosa na tentativa de defender a Cup, mas Brind'Amour não merece nem uma crítica. O vencedor deste troféu na época transacta teve uma ainda melhor época a nível estatístico com 26 golos, 82 pontos e apenas 48 PIM. Foi o melhor da Liga em faceoffs por uma larga margem - novamente - e mais nenhum avançado passou tanto tempo nas duas special teams. É claramente o melhor "two-way forward" da NHL.

Jack Adams


Michel Therrien, Pittsburgh Penguins

Um troféu bem dificil de atribuir, mas o notável trabalho realizado pelo coach dos Penguins destaca-se do resto da multidão. Therrien conseguiu eliminar uns 2/3 anos no processo de reconstrução da equipa. A equipa melhorou em 47 pontos relativamente a 2005/06 e os Penguins estiveram na luta pelo titulo da divisão Atlântico até ao fim, falhando por apenas 1 ponto. Toda a gente aponta para o trio ofensivo de Crosby, Malkin e Staal mas a chave esteve em reduzir o numero de golos sofridos (menos 50 golos sofridos). O mérito de toda esta reviravolta vai para Therrien e na sua capacidade para por os miudos a jogar como veteranos.

Calder Trophy

Evgeni Malkin, center, Pittsburgh Penguins

Também me intriga o porquê de tantas pessoas tentarem arranjar 1001 razões para o troféu não ir para Malkin. Este jovem de 20 anos liderou os rookies em pontos, golos, assistencias, golos em power-play e GWG e fez bastante material para a sua colecção de "best of". Arrefeceu bastante no final de temporada (4+11 em 20 jogos), enquanto Stastny esteve imparavel mas o impacto de Malkin é inquestionavel.

Lady Byng Trophy

Antes de mais queria mostrar o meu desagrado pela não nomeação de Tomas Kaberle, um válido candidato para este trofeu (apesar de nao ser atribuido a um defesa desde 1954). 26 minutos por jogo e apenas 10 minor penaltys numa posição que exige jogo físico. Juntem a isto os seus 58 pontos (9º entre defesas) e tinhamos aqui um sério candidato ao trofeu.

Mas dadas as opções, escolho sem duvidas Pavel Datsyuk dos Red Wings, um símbolo de enormes performances e um jogo limpíssimo (apenas 20 PIM esta epoca)




deixem as vossas opiniões e as vossas escolhas nos comentarios!



4 comentários:

Lord of Hell disse...

wow, só falhei um lol

peugas disse...

wow só dizes me... ao falares do Selke. Estatísticas ofensivas? Special Teams? Two-way? omfg Parece que vais perdendo conhecimentos sobre NHL à medida que o tempo passa

E voltas à mania que o Lady Byng tem a ver com PIM. A eleição do Datsyuk foi uma palhaçada. Sakic devia de ter ganho de longe

Lord of Hell disse...

ja tavas a demorar mto a mandar a tua posta de pescada para o ar.

se o PIM nao esta nada relacionado com o lady byng entao pq é q a tendencia todos os anos é nomear pessoal com pco PIM?

qto ao selke, eu tenho a minha interpretação do trofeu, tu tens a tua...

peugas disse...

claro que não vais nomear o Boogard para o lady byng...mas sportmanship e gentlemanly não está directamente relacionado com o PIM. Além de considerar melhor jogador o Sakic que o Datsyuk (e isto está lá escrito que conta).
E em relação ao Selke não se trata de interpretação. Desde quando a qualidade ofensiva entra neste troféu? Vês isso nalgum lado? Ves alguém a dizer isso? Achas que se isso contasse o Pandolfo tava nomeado?