domingo, 3 de junho de 2007

3º jogo da Final da Stanley Cup 2007 - análise

Ontem realizou o jogo 3 da final da Stanley Cup este ano, 80 anos depois a final da Stanley voltou a Ottawa, desta vez no Scotiabank Place. E os Senators parecem ter aproveitado a viagem a casa para melhor e muito o seu jogo. A unica novidade nas equipas foi o regresso de lesão de Kunitz, deixando assim Drew Miller na bancada.

O príncipio do jogo até foi bom para a equipa californiana, a pressão alta vista nos primeiros jogos estava a aparecer, Emery fez uma boa defesa frente a Penner depois de uma boa jogada de Perry, e o primeiro golo surgiu no primeiro PP, muito bem Selanne por tras da baliza e McDonald sozinho a abrir o marcador.

Depois o jogo ficou morno, durante 10 minutos, quando surgiram 2 penalidades e as equipas ficaram com apenas 5 jogadores no gelo. Oportunidades surgiram de parte a parte com os Ducks melhor. Mas a partir daqui pareceu que Anaheim adormeceu e os Senators foram ganhando vantagem. Começavam a aplicar um bom forecheck cortando as jogadas ofensivas dos Ducks. O golo de Ottawa acabou por aparecer aos 16:10, com Meszaros a aguentar o disco na zona ofensiva, Kelly a receber o passe longo na esquerda e assiste Neil que com um remate colocado não dá hipóteses a Giguére. Os Senators estiveram muito melhor neste final de período.

No príncipio do 2º período apareceu a imagem de Kunitz a ir para os balneários ainda no 1º período, o que sinceramente ninguem se apercebeu. A verdade é que ele não voltou a pisar o gelo. Moen tem um falhanço incrivel logo nos primeiros minutos, com a baliza aberta acerta no poste. Mas o golo havia de surgir numa boa jogada de Perry que remata o disco entre as pernas de Emery quando este estava encostado ao poste. Se virem as imagens, notam que é um bom frango à moda de Ottawa.

Mas a vantagem não demorou muito porque logo a seguir num face-off na zona dos Ducks ganho pelos Sens, Volchenkov dispara um slapshot da linha azul, ainda toca em Fisher e acaba no fundo da baliza de Anaheim. Neste golo alguém dos Ducks teve uma paragem cerebral porque a equipa estava no face-off com um jogador a menos. Ou Moen estava a dormir ou alguém esqueceu-se de o avisar.

A partir daqui os Ducks realmente adormeceram. Deixaram de aplicar um bom forecheck, começaram a fazer muitas penalidades. Por outro lado os Senators começaram a jogar muito melhor. Apesar disto, os Ducks ainda voltaram a estar em vantagem. Mais uma vez a 2ª linha a jogar rapido, remate complicado para a Emery e o ressalto sobra para Getzlaf que só tem que encostar. 9 minutos depois, aos 16:14 mais um golo dos Sens. Redden dispara da linha azul um remate cruzado e Alfredsson encosta com o patim. A decisão era díficil mas fica a ideia que Alfredsson mete o patim na trajectória do disco intencionalmente. O que fica para a história é que o golo contou e os Sens voltavam a empatar o jogo.

E como já disse, os Ducks neste momento não jogavam nada, estavam claramente a ser piores que os Senators, com muitas dificuldades em construir o ataque e com muitas dificuldades em parar o ataque dos Senators. Os Senators que a 2 minutos do final do período colocou-se pela primeira vez em vantagem. Uma boa jogada pela esquerda de McAmmond e ao fazer o passe para o meio o disco embate em Pronger e entra. Azar para o jogador dos Ducks na jogada. O período acabava com o resultado em 4-3 com os Ducks a jogar mal. Precisavam de se recompor para o ultimo período.

Mas o 3º período não começou com acerto dos Ducks, pelo contrário começou com um disparate de Pronger e dos árbitros. McAmmond a rematar à baliza, no seguimento passa pela esquerda de Pronger que lhe enfia o braço pela cara (não, não é o cotovelo apesar do que andam por aí a dizer), e deixa-o estendido no gelo. Incrivel como não leva penalidade, e se houver justição a suspensão tem que ser de 2 jogos. Muito mal Pronger e pouco esperto. E por falar em mal, os árbitros também o estiveram neste jogo a assinalar penalidades inexistentes e a não marcar a existentes como foi este caso.

Aos 3 minutos alguns empurrões e não só. Perry, Penner, Getzlaf, Schaefer, Fisher e Neil acabaram no banco de penalidades com Ottawa a ter o Powerplay. Powerplay que foi o que aconteceu mais aos Senators no último período. A equipa de Anaheim completamente desconcentrada continou a fazer penalidades (mais 3) e Ottawa agradeceu. O que salvou os Ducks foi terem um bom Penalty Kill. Marchant ainda teve oportunidade de empatar o jogo num bom contra-ataque, mas Emery salvou. E no final do jogo os Senators a matarem a esperança dos Ducks. Bem o forecheck, e depois de um bom passe de Vermette, Volchenkov a marcar.

Os Senators jogaram muito melhor ontem, aproveitando o facto de poderem fazer o line matching. Por outro lado os Ducks estiveram muito pior no forecheck e na defesa, fizeram novamente demasiadas penalidades e não acertaram a rotação das linhas. O jogo 4 realiza-se novamente em Ottawa, de segunda para terça.

3 comentários:

Sakic disse...

oh migo, até foi o cotovelo...

http://www.youtube.com/watch?v=1hzlI1TqL6w

não foi com a ponta do cotovelo, chamemos-lhe o "bico", mas foi com o cotovelo de lado. E acima de tudo foi muito feio. E o Pronger já é reincidente nestes playoffs...

Estou contente com este resultado, quanto mais hockey, melhor...

peugas disse...

peço desculpa, mas não há bico do cotovelo. Ou é cotovelo ou não é, e neste caso não é. “A variety of factors were considered in reaching this decision," said NHL Senior Executive Vice President and Director of Hockey Operations Colin Campbell. "Mr. Pronger used his forearm to deliver a forceful hit to the head of his opponent. Also, his actions caused injury to his opponent."
De qualquer maneira isso é um detalhe. Alguém me podia explicar é porque é que não existe na NHL uma penalidade "Checking to the head and neck area" como na IIHF que evitava muitos destes incidentes. Enfim...

Anónimo disse...

e digam la que aquele golinho com o pe a fazer o 4 golo nao foi bonito? ha emocao nesta final!!