sábado, 23 de junho de 2007

Kane, vanRiemsdyk e Turris saem primeiro; Cherepanov e Esposito escorregam para a 2ª metade da 1ª ronda


Decorreu ontem em Columbus, Ohio, a 1ª ronda do Draft 2007 da NHL. Como esperado, os Chicago Blackhawks escolheram em 1º lugar Patrick Kane. Patrick Kane é um Right Wing que joga na Ontario Hockey League pelos London Knights. O Left Wing James vanRiemsdyk saiu na 2ª escolha para os Philadelphia Flyers e o Center Kyle Turris foi levado na 3ª posição pelos Phoenix Coyotes. A primeira surpresa do draft surgiu na 4ª escolha, com os Los Angeles Kings a escolherem o defesa Thomas Hickey bem mais cedo que o esperado. A partir daí, uma série de trocas aconteceram: equipas que trocavam para subir posições com medo de ver fugir os seus jogadores alvo, ou equipas que trocavam para baixo, pois já tinham visto ir o seu jogador favorito. Das maiores surpresas do draft incluem-se Alexei Cherepanov e Angelo Esposito. Cherepanov estava em 1º lugar do Central Scouting Bureau para jogadores europeus mas só saiu na 17ª escolha, pelos NY Rangers. Cherepanov é um jogador extremamente talentoso e embora um General Manager tenha dito que a sua ética de trabalho era um problema, acredita-se que só terá descido tanto por causa da falta de um acordo entre a NHL e a federação russa em relação a transferências de jogadores. Em relação a Esposito, o próprio tinha dito na TV que queria ser escolhido em 12º pelos Montreal Canadiens, equipa da cidade de onde é originário, mas a verdade é que os Canadiens deixaram passar e Esposito ficou com cara de azia, até ser escolhido na 20ª posição pelos Pittsburgh Penguins, que o vão juntar a Crosby e companhia. Esposito há um ano era apontado como escolha consensual para nº1 do draft de 2007, mas desceu nos rankings na parte final do ano.

  • Os 2 primeiros jogadores escolhidos são americanos, pela primeira vez na história.
  • Só à 7ª escolha saiu um jogador europeu, o checo Jakub Voráček para os Columbus Blue Jackets.
  • Só à 17ª, com Cherepanov saiu um jogador proveninente da Europa
  • Dos 30 da primeira ronda, 16 são canadianos, 10 são americanos, 1 é checo, 1 é dinamarquês, 1 é russo e 1 é sueco.
  • Dos 30 da primeira ronda, 27 provém das ligas norte-americanas e apenas 3 das ligas europeia.
  • Dos 30 da primeira ronda, 0 Goalies, 10 defesas e 20 avançados (LW/C/RW).
Pode consultar a lista completa da 1ª ronda aqui ou aqui.

Durante o draft, apenas trocas de picks aconteceram, mas antes, vários jogadores mudaram de equipa:

  • Os Toronto Maple Leafs mandaram 3 picks (incluindo 1ª ronda) para San Jose em troca do goalie Vesa Toskala e do avançado Mark Bell
  • Os Nashville Predators mandaram Tomas Vokoun para Florida em troca de 3 picks.
  • Os Blackhawks mandaram para Calgary o defesa Adrian Aucoin e uma pick de 7ª ronda em troca dos defesas Andrei Zyuzin e Steve Marr.

O draft segue das rondas 2-7 às 15 horas em Portugal; podem segui-lo mais uma vez em NHL.com.

Sem comentários: