quarta-feira, 6 de junho de 2007

Jogo 4 da Final da Stanley Cup 2007 - análise

Primeiro há que pedir desculpa por esta análise chegar só hoje, mas eu não tenho a vossa vida. A verdade é que estive muito ocupado e só agora arranjei tempo para isto. Mas vamos ao jogo que é o que importa já que tenho muito para escrever.


Para começar, as alterações nas equipas. Pronger foi suspenso depois da violenta placagem sobre McAmmond no jogo 3, e foi substituído por DiPenta. McAmmond também não jogou e foi substituído por Eaves. Kunitz e Thornton também ficaram de fora, o primeiro devido a lesão e o segundo devido a opção técnica. Carter e Motzko entraram assim para a equipa, sendo que foi Marchant que jogou na 1ª linha no lugar de Kunitz.

Nos primeiros segundos os Senators criaram a primeira oportunidade, numa jogada pela direita de Vermette. Depois em Penalty Kill os Ducks quase marcaram, contra-ataques dos Niedermayer que acabou com um passe interceptado por Emery. O perigo voltou à baliza de Giguére quando Jackman faz um turnover disparatado atrás da baliza, Heatley assiste Spezza mas este acerta no guarda-redes de Anaheim. No 2º PP dos Sens mais perigo a rondar a baliza de Giguére com este a estar muito bem, assim como o Powerplay dos Senators e ao contrário do Penalty Kill dos Ducks. Mesmo assim o resultado mantinha-se em 0-0.

Depois foi a vez dos Ducks terem um PP, que foi muito mau, nenhum remate, poucos ataques e muitas jogadas ofensivas dos Senators. Senators que continuavam por cima, não deixando os Ducks assentar o jogo, que continuavam sem rematar aos 10 minutos. Giguére é que estava a salvar a equipa californiana, assim como alguma ineficácia dos Senators. O 1º remate dos Ducks surgiu aos 11:30 por Perry e foi bem perigoso, mas Emery correspondeu com uma boa defesa.

Um dos factores para justificar a má perfomance dos Ducks eram os poucos face-offs ganhos até ao momento, e ainda por cima a defesa estava a cometer muitos giveaways na zona neutral. May ia substituindo Marchant na 1ª linha com o fim de impor mais físico. Mas foi a 2ª linha a criar mais perigo, por parte de Perry que num 2 contra 1 mandou um disco ao poste. Mas o perigo voltou à baliza de Giguére, com um Schaefer a falhar escandalosamente num ressalto dado por Giguére. Além do guarda-redes também as linhas de Penalty Kill iam salvando, já que os jogadores de Anaheim insistiam em passar muito tempo na box. E no último segundo do 1º período, mais exactamente a 0.3 segundos do fim, o golo surgiu por parte de Alfredsson. Bem ganho o disco na tabeça, Schaefer a ver Alfredsson sozinho que bateu Giguére com um excelente remate. 1-0 era o resultado no primeiro intervalo.

No 2º período os Ducks vieram dispostos a mudar e tudo e entraram bem. Aos 3 minutos Emery com mais sorte depois de McDonald mandar um disco ao poste. Rob Niedermayer começava a impor o jogo físico, distribuindo hits como se não houvesse amanhã. Mas o Powerplay revelava a falta de Pronger e não criava muito perigo. Mas quase a meio do período, o golo do empate surgiu, poucos segundos depois do final de um PP, Marchant faz um bom para McDonald de trás da baliza que com Emery e 2 defesas na frente da baliza consegue fazer o golo. Neste momento os Ducks estavam claramente a dominar o período com 9-1 em remates.

McDonald que estava imparável, 1 minuto depois voltou a marcar e que grande golo mais uma vez. Excelente passe de Rob Niedermayer no contra-ataque, muito espaço livre deixado pelo Backchecking dos Sens, McDonald tira Volchenkov do caminho com uma finta e depois remata entre as pernas de Emery. A 1ª jogada de perigo dos Senators neste período só surgiu aos 14 minutos, por parte de Dany Heatley mas Giguére a defender bem. Aos 16 minutos mais um disco no poste, desta vez por Penner. E pouco depois turnover da zona neutral recuperado por Getzlaf mas Perry a rematar para a defesa de Emery. E ainda mais perigo antes do final do período. Num 2 contra 1 Niedermayer faz um passe cruzado para Beauchemin que dispara um slapshot fortíssimo mas Emery consegue mergulhar e apanhar o disco com a luva de uma maneira fantástica. Vejam esta defesa nos highlights por favor.

A defesa dos Senators estava abrir muitos espaços na zona neutral, fazendo com que quase todos os ataques dos Ducks fossem em igualdade ou superioridade númerica. Mas os Senators ainda marcaram aos 18 minutos, uma falha da defesa dos Ducks a deixar Heatley sozinho no 2º poste que só teve que encostar depois do passe cruzado de Eaves.

No final do período, confusão entre os jogadores depois de Alfredsson deliberadamente fazer um slapshot no centro do gelo contra Scott Niedermayer. Alfredsson bem pode agradecer a Carlyle o facto de Thornton ou Parros não estarem na equipa no jogo 4....

O 3º período começou assim com Fisher e Pahlsson no banco de penalidades. E Beauchemin não ficando contente com o facto dos Ducks estarem em igualdade numérica mete pela 2ª vez no jogo a equipa em Penalty Kill, desta vez em 4 pra 3. Mas mais uma vez o excelente Penalty Kill dos Ducks a salvar. Aos 3:30 Selanne rouba um disco a Volchenkov na zona defensiva mas não consegue criar grande perigo a Emery. Pouco depois, Selanne fez uma grande jogada, da zona defensiva à zona ofensiva pelo lado direito, a puxar Emery e um defesa e depois a assistir Penner no centro do ringue, que só teve que encostar para fazer o 3-2 para os Ducks. A meio do período os Senators começaram a jogar melhor e criaram muito perigo na baliza de Giguére que ia aguentando a vantagem dos Ducks. Mas depois os Sens fizeram 3 turnovers seguidos na defesa, que deixaram Emery à beira de um ataque. Mas Selanne, Pahlsson e Moen falharam as 3 oportunidades.

Aos 14:36, mais perigo a rondar a baliza de Emery. Turnover na zona neutral de Corvo num hit de Penner que depois assiste Perry e mais uma vez o guarda-redes de Ottawa a ter uma sorte incrível já que pela 4ª vez no jogo, o disco embateu num ferro da baliza. Nos últimos minutos os Senators voltaram a pressionar mas mesmo sem Emery na baliza não chegaram ao empate. Os Ducks vão assim para o Honda Center a apenas 1 vitória de vencerem a lendária Stanley Cup.

O jogo 5 é hoje à 1 da manhã portuguesa. Imperdível! Amanha é feriado gente, fiquem acordados até tarde.

Sem comentários: