sábado, 29 de setembro de 2007

Kings vencem Ducks na abertura da temporada


Os Los Angeles Kings venceram por 4-1 os Anaheim Ducks esta tarde na abertura da época da NHL em Londres na O2 Arena. A situação de goaltending nos Kings é complicada, o que acabou por levar a uma surpresa na baliza: Jonathan Bernier conseguiu a titularidade após uma boa pré-época. E a estreia do jovem de 19 anos escolhido no draft de 2006 correu muito bem: 26 defesas a 27 remates deram-lhe a primeira vitória da temporada. Os Kings abriram o marcador em powerplay de 5 para 3 aos 8:35 por Mike Cammalleri. Rob Blake fez o 2-0 para os Kings em desvantagem numérica aos 10 minutos do 2º período. Após 1:10 no 3º período, Cammalleri bisou no powerplay e fez o 3-0. Foi a seguir que outro estreante teve o seu momento de glória: Bobby Ryan dos Anaheim Ducks, nº 2 do draft de 2005 (de onde saiu Sidney Crosby) marcou um golo na sua estreia na NHL, também em powerplay. Foi de baliza aberta e a 26 segundos do fim que os Kings confirmaram a vitória com o 4-1 final.

Os Kings são apontados por muitos especialistas como uma equipa que conseguiu melhorar na pré-época e que está em fase de reconstrução, mas com grandes dúvidas na baliza: Dan Cloutier, que recebe mais de 3 milhões de dólares por época foi mesmo enviado para a equipa secundária da equipa e esperava-se uma discussão pela titularidade entre Aubin e LaBabera. A verdade é que Bernier de 19 anos roubou o show com esta exibição que certamente lhe garantirá mais oportunidades na baliza dos Kings.

Amanhã à mesma hora, outro Kings vs. Ducks em Londres que tal como hoje, poderá ser assistido no portal de tv da NHL em http://www.nhl.tv/team/console.

Época 2007-08: Divisão Pacífico

Como prometido aqui fica a minha previsão divisão por divisão, começando pelo Pacífico, divisão à qual pertencem as duas equipas que amanhã fazem o jogo inicial da fase regular da NHL, Ducks e Kings (em Londres às 17:00 portuguesas).
Por ordem classificativa:

Anaheim Ducks

Chegadas:
Todd Bertuzzi, Shane Hnidy, Mathieu Schneider
Partidas: Shane Endicott, Ric Jackman, Joe Motzko, Dustin Penner, Ryan Shannon, Shawn Thornton (Scott Niedermayer e Selänne?)

Os Anaheim Ducks são a minha escolha para ganhar a divisão, apesar da intensa luta que Sharks e Stars lhes vão dar. Como podem ver, os Ducks não perderam muito da equipa que o ano passado venceu a Stanley Cup. Apenas Dustin Penner e Selänne jogavam nas 3 primeiras linhas. E sobre Scott Niedermayer quem sabe se ele regressa ou não? De qualquer maneira, Bobby Ryan está aí e Brian Burke ainda foi buscar Schneider e Bertuzzi. Se esta equipa nao está mais forte que a do ano passado também não estará mais fraca. Apesar de achar pouco provável que consigam repetir o feito do ano passado, são a minha aposta para a vitória na divisão pacífico.

San Jose Sharks

Chegadas:
Jeremy Roenick, Alexei Semenov
Partidas: Mark Bell, Scott Hannan, Bill Guerin, Mark Smith, Vesa Toskala

Assim como os Ducks, os Sharks têm praticamente a mesma equipa que o ano passado. Roenick não deve acrescentar grande coisa porque será díficil que jogue nas 2 primeiras linhas e nem me parece que vá fazer uma boa época. Nem devia de ter continuado na NHL. De resto o que falta aos Sharks neste momento é um bom backup. Nabokov não vai aguentar 75 boas exibições, e mesmo que faça esses jogos, com Patzold na baliza, os restantes são derrotas quase certas. Mas são sérios candidatos à Stanley Cup, não haja duvida disso, e criarão sérias dificuldades aos Anaheim Ducks.

Dallas Stars

Chegadas:
Todd Fedoruk, Brad Winchester
Partidas: Matthew Barnaby, Jon Klemm, Eric Lindros, Ladislav Nagy, Patrik Stefan, Darryl Sydor

Apesar de poder parecer que os Stars perderam muitos jogadores, na verdade não estão assim tão mais fracos. Stefan, o homem que falha golos de baliza aberta, nem vale a pena comentar. Lindros não fez uma grande época. Nagy chegou na trade deadline. Barnaby é um 4th line. As maiores perdas são as de Klemm e Sydor, especialmente deste último. Nörstrom vai ter portanto um papel mais importante na equipa, mas Baumgartner vai entrar para o lineup, o que é claramente inferior a Klemm. No ataque as coisas só poderão melhorar. A época passada foi um desastre, mas também é preciso não esquecer que Morrow e Modano estiveram grande parte da época lesionados, e se isso não acontecer esta época, é preciso temer o ataque de Dallas. E esperem um papel mais importante na equipa de Mike Ribeiro. Os Dallas Stars não terão hipóteses de lutar pela Stanley mas quem sabe, poderão até chegar ao 2º lugar da divisão.

Los Angeles Kings

Chegadas:
Jean-Sebastien Aubin, Kyle Calder, Michal Handzus, Ladislav Nagy, Tom Preissing, Brad Stuart
Partidas: Sean Burke, Mathieu Garon, Jamie Heward, Tom Kostopoulos, Alyn McCauley, Aaron Miller

Apesar de muitos acharem que os Kings têm uma equipa forte para esta época, eu não sou dessa opinião. Penso até que dificilmente chegarão aos play-off. Porquê? A razão principal é a falta de guarda-redes. Cloutier não era seguro mas esse já nem entra nas contas depois de ter sido enviado para a AHL, Aubin e LaBarbera não tem claramente qualidade para serem titulares na NHL. De resto, é verdade que a equipa melhorou na defesa com as contratações de Preissing (ex-Senators) e de Brad Stuart, mas com estes guarda-redes isso não valerá de muito. Ofensivamente as coisas parecem muito na mesma. Calder, Handzus e Nagy são jogadores que não produzem muito o que deixa os Kings dependentes de jogadores jovens como Cammalleri, Frolov e Kopitar. Além disso falta a esta equipa uma boa checking line. Com isto dito, penso que os Kings ficarão fora dos play-off.

Phoenix Coyotes

Chegadas:
David Aebischer, Alex Auld, Tomas Surovy, Radim Vrbata, Mike York
Partidas: Kevyn Adams, Curtis Joseph, Owen Nolan, Pascal Rheaume, Jeremy Roenick, Dave Scatchard

Se os adeptos de Phoenix achavam que a época anterior tinha sido um desastre, esperem só pelo que vem aí. Os Coyotes decidiram que tinham que levar o "rebuilding" a sério, as contratações não foram muitas, os "velhos" foram despaxados, e as muitas derrotas vêm aí. A equipa no geral até não está muito pior que a do ano passado, mas isto não é necessariamente um elogio...

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Começa amanhã a época 2007/08

Começa amanhã, Sábado, às 17:00 portuguesas a fase regular da época 2007/08 da National Hockey League. Será em Londres que os campeões Anaheim Ducks enfrentarão uns renovados Los Angeles Kings. As mesmas equipas voltam a defrontar-se no Domingo à mesma hora e em princípio os jogos estarão disponíveis no portal de TV online da nhl em http://nhl.tv para quem se registar. Este portal vai oferecerer a americanos e canadianos a possibilidade de verem os jogos da NHL online mediante uma subscrição. Pelos jogos vistos na fase de testes durante a pré-época, o serviço promete e a qualidade é superior aos streams a que nos habituamos por cá. De qualquer maneira, para já o serviço está vedado a todos os outros países. O portal estará aberto gratuitamente até 9 de Outubro a toda a gente, incluindo europeus, com muitos jogos de pré-época e todos os jogos da época regular se conseguirem registar. Para já ainda pode haver alguns erros, visto que ainda decorre a fase de testes.

A NHL volta à normalidade no dia 3 de Outubro em que arranca em definitivo a época para todas as equipas. Peço aos nossos leitores para deixarem um comentário em que digam quem acham que terá mais possibilidades de festejar com a Stanley Cup em Junho.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Já se joga hockey entre as equipas da NHL - É A PRÉ-ÉPOCA

Aposto como todos os nossos leitores já estariam a pensar "então mas nunca mais regressa a NHL? Tantas férias...". MAS não desesperem. As equipas e os jogadores já voltaram ao trabalho. Durante a semana passada todas as equipas abriram o seus training camps, ou estágios, e começaram também os jogos de pré-época. Podem ver os resultados, e outras estatísticas em www.nhl.com

Em relação à fase regular terá os 2 jogos em Londres entre os Ducks e os Kings no último fim-de-semana de Setembro, mas de resto só começará no dia 3 de Outubro.

De resto há a dizer que no dia 1 de Janeiro, haverá um jogo de NHL ao ar livre. Será em Buffalo, NY, entre, obviamente, os Buffalo Sabres e os Pittsburgh Penguins. O último jogo a ser realizado ao ar livre foi no Commonwealth Stadium em Edmonton, entre os Oilers e os Flames, e foi um sucesso, como se espera que será este. Podem ver uma imagem "artística" do que será o estádio nesse dia no Frozen Moment de hoje do nhl.com

Por fim, digo que em principio nos próximos dias publicarem uma previsão da próxima época da NHL, divisão por divisão, mas está depedente da minha disponibilidade.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Torneio de Traverse City

Desde à 3 anos para cá, os Red Wings junto com a administração de Traverse City tem vindo a organizar um torneio de prospects e jogadores nunca escolhidos no draft. Paralelamente a este torneio há também um de Golf.(pois é, quando não se faz um ‘’playoff run’’ só resta o Golf).

Este ano estão presentes 150 prospects divididos por 8 equipas da NHL (Detroit, Columbus, Minnesota, St.Louis, Dallas, NY Rangers, Atlanta, Tampa Bay)
Já decorreram os jogos Intra-Division, com Columbus (embora com os mesmos pontos que o 2º e 3º classificados) em 1º na D-A e NY Rangers invictos até ao momento, a liderarem a D-B.
Vários jogadores tem estado em grande destaque, mas para já que lidera a tabela de pontos é Patrik Berglund dos St.Louis Blues com (GP:3;G:2,A:6;PTS:8,+/-:+5)
Mas para mim a grande surpresa é mesmo Julian Talbot, jogador que foi escolhido pelos Blues no draft de 2007, já leva 6 pontos em 3 jogos.
Na baliza McKenna (STL) com um SO, Pelletier (DET) , Kopriva (MIN) e LaCosta (CLB) têm dado boas indicações.


Os jogos prosseguem hoje com os Inter-Divison:
Dallas Stars vs Tampa Bay Lightning (2:00pm EST)
St Louis Blues vs Detroit Red Wings (2:30pm EST)
Dallas Stars vs Atlanta Thrashers (6:00pm EST)
New York Rangers vs Columbus Blue Jackets (6:30pm EST)


Uma última nota para a utilidade deste torneio, que foi responsável pela descoberta de jogadores como Sean Avey e Jason Williams.
Também já passaram por aqui estrelas como Pavel Datsyuk, Zetterberg, Heatley, Kovalchuk e Rick Nash
Mais info em:

domingo, 2 de setembro de 2007

NHL ainda de férias... o que fazer?

Enquanto esperamos pelos training camps e 1ºs jogos da nova temporada, porque nao inscrever em algumas das actividades que temos estado a desenvolver?

A simNHL, baseada no jogo de managing EHM (a versao freeware), está de volta e prestes a iniciar um novo ciclo. Há apenas 3 vagas: se estás interessado, inscreve-te em www.simnhl.pt.vu

Criei também há alguns dias, no site da Yahoo!, uma liga privada para Fantasy Hockey. É uma especie de "Liga Record", cujas pontuações e estatisticas dependem das prestações dos jogadores na vida real. Obviamente só se inicia no dia 29 Setembro com o inicio da Regular Season, mas se estás interessado em participar nesta liga, manifesta-te num comentário e eu contactar-te-ei para fornecer os dados e indicações necessários para a inscrição na NHLpt Fantasy League. Ha limite de participantes.