sábado, 10 de fevereiro de 2007

Hall of Fame All-Star Team

Escolher o melhor jogador de todos os tempos de cada posição é uma tarefa para dar bastantes voltas à cabeça. Não só porque é necessário escolher jogadores de entre 5000 que jogaram na liga, mas também porque entre tantas lendas de tantas eras diferentes temos que ser selectivos.

Por exemplo, quem é que tu escolhias como melhor center de sempre? Wayne Gretzky? Mario Lemieux? Phil Esposito, Stan Mikita, Marcel Dionne, Darryl Sittler, Jean Boliveau, Mark Messier? E qual seria a tua escolha como left-winger ? Escolherias o Bobby Hull? Luc Robitaille? Dave Andreychuk ?

Já perceberam onde eu quero chegar.


Só questões, questões e mais questões. Não há respostas correctas nem erradas para a escolha desta equipa All-Star, apenas muitas escolhas individuais.

Aqui vai a minha escolha:

Center : Wayne Gretzky


Gretzky não teve a alcunha de “The Great One” por acaso. O maior goleador de sempre da NHL não só ganhou quatro Stanley Cups na sua carreira, como também detém muitos dos recordes na liga. Em 1487 jogos, ele marcou 894 golos e fez 1963 assistências para um total de 2857 pontos na sua brilhante carreira. O nativo de Ontario também ganhou nove troféus Hart como Jogador Mais Valioso (MVP para abreviar) da Liga, dez troféus Art Ross por ser o melhor marcador e dois troféus Conn Smythe por ser o MVP dos playoff. Gretzky foi escolhido para os “All-Star Game” em todos os anos da sua carreira. O Nº99 detém os recordes individuais de maior número de golos (92), maior número de assistências (163) e de pontos (215) na época regular. Durante o seu tempo na NHL, Gretzky, fez 14 épocas em que fez mais de 100 pontos, 4 épocas em que fez mais de 200 pontos, 9 épocas em que registou mais de 50 golos, 5 épocas em que facturou mais de 60 golos, e 2 brilhantes épocas em que marcou mais de 80 golos.

Defesas : Bobby Orr e Doug Harvey

Harvey é provavelmente o defesa mais polivalente de todos os tempos.

O jogador dos Montreal Canadiens, que jogou de 1947 a 1969, fazia tudo nos dois lados do campo. Ele não só foi chamado 11 vezes consecutivas para a equipa All-Star, como também ganhou 7 troféus Norris, em oito anos. Este veterano também ganhou 6 Stanley Cups ao longo da sua carreira. Harvey, que facturou 540 pontos em 1113 jogos, era uma peça importantíssima na equipa canadiana que venceu cinco vezes consecutivas as taças.


Se houve algum jogador que revolucionou a maneira como os defesas deveriam jogar, esse jogador é Orr.

O jogador dos Bruins, não só trouxe um elemento ofensivo àquilo que era uma posição defensiva, como também mostrou que os avançados não eram os únicos que podiam dominar um jogo. Na sua magistral carreira, Orr ganhou 2 troféus Art Ross por ser o melhor marcador da liga (em 1970 e em 1975), tornando-se o único defesa a alcançar tal feito. Este grande jogador também venceu oito vezes consecutivas o troféu Norris por ser o melhor defesa, e ganhou três troféus Hart como jogador mais valioso na liga. Os Boston Bruins, com a ajuda deste defesa conseguiram ganhar duas Stanley Cup (Orr, marcou os golos decisivos nos dois títulos). No total, Orr marcou 270 golos e fez 645 assistências.

Left Wing : Bobby Hull

Nenhum left-wing, na sua era, meteu mais medo nos corações dos goalies que Bobby Hull. “The Golden Jet” tinha um dom para marcar golos e, além do mais, ele tinha um poderoso remate que atingia os 190 km/h, causando naturalmente, muitos calafrios aos goalies. O espectacular jogador dos Chicago Blackhawks marcou 610 golos e fez 560 assistências na sua ilustre carreira. Venceu três troféus Art Ross e dois troféus Hart. Este jogador letal levou os Blackhawks à vitória dos playoff. Em todos os playoff em que participou, Hull, fez 129 pontos em 119 jogos.

Right Wing : Gordie Howe.

A julgar pela sua primeira época na NHL, Howe não parecia vir a tornar-se no melhor right-winger de sempre. O nativo de Saskatchewan fez o sua primeira aparição na NHL com os Red-Wings, com 18 anos de idade, tendo só feito 7 golos e 22 pontos em 58 jogos. Mas o jogador de 1,80 metros de altura e 103 kg de peso começou na época seguinte a fazer uso do seu estilo físico. Na época seguinte, duplicou a sua performance, fez 44 pontos. Continuou na NHL por mais 24 anos, ganhando seis troféus Hart por ser o MVP da Liga, seis títulos de melhor marcador, e foi votado para a 1ª linha da equipa All-Star doze vezes. Howe foi o jogador que fez mais jogos na All-Star team (23 jogos). Howe, que também jogou pelos Hartford Whalers, acabou a sua carreira com 801 golos e 1049 assistências, totalizando 1850 pontos em 1767 jogos. Este winger ajudou os Red Wings à conquista de quatro Stanley Cups. Este jogador foi um dos primeiros verdadeiros “power-forwards”, combinando a sua habilidade para marcar golos com a sua dureza (acabou a carreira com 1685 penalty-minutes)

Goaltender : Patrick Roy


Nenhum goaltender teve mais sucesso entre os postes que Roy. O goaltender dos Colorado Avalanche não só detém o record de maior número de vitórias em jogos da época regular, como também é o goalie com mais vitórias nos playoff. O nativo de Quebec City ganhou quatro Stanley Cups (duas com os Montreal e duas com os Colorado). Na sua época de estreia, ele não só ganhou a sua primeira Stanley Cup, como também venceu o troféu Conn Smythe por ser o MVP nos playoff. O goaltender do Canadá foi o jogador mais jovem a receber este prémio. Conquistou três troféus Vezina (atribuído ao melhor goaltender) e quatro troféus William Jennings e participou em 11 All-Star Game. É o goalie da NHL com mais jogos e minutos jogados e tem o maior número de vitórias. Conseguiu numa época vencer mais de 40 jogos.




Deixem o vosso comentário, e as vossas opiniões sobre o vosso Hall of Fame All-Star Team =)

Sem comentários: