segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Biografia: Gordie Howe


Durante 20 épocas consecutivas, Gordie Howe, “Mr.Hockey” esteve no top 5 das pontuações. E enquanto que a maioria das pessoas aos 50 anos começa a ser dispensada, Gordie Howe, com 52 anos de idade, estava a fazer uma época completa de 80 jogos na NHL.

Quando Eric Lindros entrou na Liga, estava rotulado como o “novo” Gordie Howe. Mas nunca mais haverá um Gordie Howe. E muito menos o Lindros, que se mostrou tão resistente como um amendoim.

Howe era um monstro em campo. No seu tempo, Howe era um dos melhores a passar, a criar a jogadas e a rematar, e sem dúvida alguma, o melhor no jogo físico. Rezam as lendas que era o poder ofensivo do Gretzky com a força bruta do Scott Stevens. Para Howe, o stick não era apenas para marcar golos. “Mr. Elbows” era um dos jogadores mais temidos na Liga, quer pelas suas qualidades técnicas, quer pela sua dureza em campo.

Entrou na NHL em 1946, com 18 anos de idade, pelos Detroit Red Wings. Marcou um golo no seu 1º jogo. Nas suas primeiras temporadas, Howe era sobretudo um enforcer (um jogador mais ligado ao jogo defensivo e físico). Contudo, em 1949/50, Howe ficou em 2º na Liga em golos apontados, apenas ultrapassado pelo mítico Maurice “Rocket” Richard dos Canadiens. A famosa “Linha de Produção” de Howe, Ted Lindsay e Sid Abel ficou em 1-2-3 entre os mais pontuadores.

Nessa mesma época, Howe quase “batia as botas” no 1º jogo do playoff. Levou com um stick no olho, o que lhe cortou a córnea, e depois na queda bateu com a cabeça nas bordas, fracturando o crânio. Enquanto Howe estava no hospital, rodeado de cirurgiões especialistas, os Detroit continuaram até vencerem a Stanley Cup. Howe acabou por sobreviver, mas ainda com contracções nervosas na face.

Na época seguinte, já completamente recuperado, fez 86 pontos, ganhando assim um titulo de “mais pontuador”. No ano seguinte, fez outros 86 pontos, com 47 golos,

com os Red Wings a limparem tudo a sua passagem no playoff, em direcção a mais uma Stanley Cup. Os 95 pontos de Howe em 1952/53, marca a 1ª vez que um jogador ultrapassou a fasquia dos 90 pontos. Os Red Wings acabariam por conquistar mais duas Stanley’s em 1955 e 1956, conseguindo esta equipa 4 Stanley Cup em 6 anos. Não conseguiriam mais nenhuma até 1997.

Com 41 anos de idade, Howe fez 4 pontos no ultimo jogo da temporada 1968/69, totalizando 103. Dois anos mais tarde, a direcção forçou a sua retirada, e Howe retirou-se, mas não por muito tempo. O seu novo trabalho, atrás de uma secretária, não era para ele... então juntou-se com os filhos e foi jogar para World Hockey Association (WHA), pelos Houston Aeros.

Com 46 anos, Howe marcou 31 golos, totalizando 100 pontos, ganhando assim o prémio de MVP. O seu filho Mark, que jogava a LW na mesma linha, ganhou o prémio de “Rookie do Ano” na WHA. Para acabar a época em beleza, os Aeros venceram o estimado WHA Avco Cup, e novamente em 1975, quando “Mr.Hockey” fez 99 pontos.

Na época de 1977/78, os Howes foram para norte e juntaram-se aos New England Whalers, onde jogariam os 2 ultimos anos da WHA. Em 1979, a WHA dividiu-se, e 4 das suas equipas, incluindo os Hartford Whalers, juntaram-se à NHL. Então, com 51 anos de idade, e de novo na NHL, Gordie Howe fez todos os 80 jogos da época, perfazendo 41 pontos. Retirou-se em definitivo no fim dessa temporada. Isto se excluirmos o jogo que fez em 1997 na IHL pelos Detroit Vipers, onde se tornou na 1ª pessoa sexagenária a jogar hockey profissional.

Depois de 32 épocas (!!!) na NHL e WHA, Howe facturou 2358 pontos. Nas pontuações na NHL, Howe está apenas atrás de Gretzky e Messier (1850). Mas o mais impressionante é que Mr.Hockey conseguiu estes números, numa altura em que as épocas tinham 70 jogos de duração. Em 6 anos na WHA, Howe fez 508 pts em 419 jogos, numa idade em que muitas pessoas estão sentadas na secretária a mexer em papelada.

Howe jogou numa era em que o hóquei era hóquei: menos protecções, nada de capacetes, jogo duro e muita luta. Howe jogou num tempo em que apenas os melhores jogavam na NHL: não existiam 30 equipas com os “restos” que normalmente estariam nas ligas inferiores. E no fim de tudo, Gordie Howe foi o melhor durante 20 épocas seguidas.

Sem comentários: