quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Balanço após uma semana

Uma semana decorrida após os primeiros jogos da época jogados na América do Norte e é tempo para um primeiro balanço.

Na Divisão Atlântico os Islanders estão a surpreender, já que se esperava bem pior que as 2 vitórias em 3 jogos. Mike Comrie tem estado em destaque, com 4 golos e 2 assistências. Os New Jersey Devils é que estão na situação oposta com apenas 2 pontos em 3 jogos. Mas ninguém na liga inteira está melhor que os Ottawa Senators da divisão Nordeste. Com Gerber no lugar do lesionado Ray Emery, a equipa canadiana soma 4 vitórias em 4 jogos. Em Toronto, a época já foi apelidada pela imprensa como perdida, ainda mais após a derrota por 7-1 contra Carolina, mas ainda há muito para jogar para os Maple Leafs que têm 3 pontos em 4 jogos. Os Wasington Capitals podem tornar-se nos Penguins deste ano: não muitos esperavam no ano passado uma melhoria tão significativa de Crosby e companhia e este ano o mesmo acontece com os Capitals. No entanto, diga o que disser a imprensa, 3 vitórias em 3 jogos há de por satisfeita a equipa, que lidera a divisão Sudeste. Na Conferência Oeste, é Detroit quem lidera com 5 pontos em 3 jogos. Os Nashville Predators seguem-nos com menos um ponto e menos um jogo na Divisão Central. Na divisão Noroeste é Paul Stastny que tem feito sensação. O segundo melhor rookie da época passada soma uns impressionantes 8 pontos em 3 jogos e lidera a lista de pontuadores. A sua equipa, Colorado Avalanche tem 4 pontos em 3 jogos, tal como Edmonton. Mas para já, Minnesota é a única equipa da divisão que ainda não perdeu pontos, com 2 vitórias no mesmo número de jogos. Na divisão Pacífico, o destaque vai para os campeões Ducks, que não começaram muito bem a época, com apenas uma vitória, em Londres, e uma Overtime Loss em 5 jogos, todos jogados fora de Anaheim. Os Sharks, apontados como muitos como grandes candidatos, apenas somam 3 pontos em jogos, incluindo uma derrota por 6-2 contra Colorado, mas chega-lhes para liderarem a sua divisão.

Por fim, o meu voto de muito boa sorte e saúde a Jason Blake, estrela dos Toronto Maple Leafs, que foi diagnosticado com um tipo de leucemia bastante raro, mas deverá ficar bem e poderá continuar a jogar graças aos desenvolvimentos nos tratamentos, de acordo com os médicos. Esperemos que sim. O hóquei em gelo já teve casos de grandes lutadores e vencedores contra o cancro, sendo o mais notável Mario Lemieux, um dos melhores de sempre que venceu um linfoma durante a sua carreira e mal terminou os tratamentos voltou a jogar ao seu nível. Saku Koivu, dos Montreal Canadiens também é um sobrevivente, tal como Phil Kessel, o rookie da época transacta que teve que interromper a temporada para ser tratado a um cancro testicular.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Época 2007-08: Divisão Atlântico

Aqui fica mais uma previsão, agora da divisão atlântico que promete grandes jogos, luta até ao fim e quem sabe 4 equipas nos play-off.

Por ordem classificativa:

Pittsburgh Penguins

Chegadas:
Dany Sabourin, Darryl Sydor, Petr Sykora
Partidas: Eric Cairns, Nils Ekman, Josef Melichar, Michel Ouellet, Ronald Petrovicky, Chris Thorburn

Os Penguins lutaram pela divisão até ao fim com os Devils na época passada, e este ano estando ainda mais fortes e estandos Devils ainda mais fracos, parece-me que os Penguins são a escolha óbvia para vencedores desta divisão. Crosby vai continuar a melhorar, assim como todos, e são muitos, jovens da equipa de Pittsburgh. Ainda para mais trouxeram para a cidade do aço um melhor winger que Ekman, Sykora e um defesa competente Sydor. Perder Ouellet, Petrovicky e Thorburn não vão significar muito. O único problema nos Penguins será o suplente de Fleury. Thibault era competente o suficiente, e com Sabourin ataque dos Penguins terá que se esforçar ainda mais sempre que Fleury precisar de descansar.

New York Rangers

Chegadas:
Chris Drury, Scott Gomez, Andrew Hutchinson
Partidas: Matt Cullen, Brad Isbister, Michael Nylander, Jed Ortmeyer, Sandis Ozolinsh, Karel Rachunek, Kevin Weekes

Os Rangers atacaram o mercado de Free-Agency com 2 grandes contratações, Scott Gomez e Chris Drury, mas isso não irá chegar para passar os jovens de Pittsburgh. Lundqvist ainda tem que se afirmar, e vai ser díficil com a fraca defensiva que reside no Madison Square Garden. Além de meter os Rangers em 2º, acho pouco provável passarem do 5º lugar na conferência.

New Jersey Devils

Chegadas:
Arron Asham, Karel Rachunek, Vitali Vishnevski, Kevin Weekes, Dainius Zubrus
Partidas: Scott Gomez, Brad Lukowich, Brian Rafalski

Os Devils estão claramente uma equipa mais fraca que a da épocada passada. A perda de Rafalski abala uma defensiva que já ha uns anos perdeu o grande capitão Scott Stevens, Zubrus não tem qualidade para substituir Gomez e os Devils são uma equipa que vem perdendo gás ao longo das épocas. Brodeur, Elias e Parisé vão dar aos Devils o 3º lugar na divisão, uma luta com os Rangers pelo 2º e um lugar confortável nos play-off.

Philadelphia Flyers

Chegadas:
Daniel Briere, Scott Hartnell, Joffrey Lupul, Jason Smith, Kimmo Timonen
Partidas: Niko Dimitrakos, Robert Esche, Todd Fedoruk, Joni Pitkanen, Geoff Sanderson, Mike York

Muitos acham que os Flyers vão estar aí em grande esta época, até ficar à frente dos Devils e não terão problemas em ir aos play-off. Mas eu não sou dessa opinião. Apesar da 1ª linha dos Flyers estar muito melhor, com as contratações de Brière, Hartnell e Timonen, tudo o resto continua demasiado mau e demasiado jovem para considerarmos os Flyers uma equipa acima da média. Se é claro que não irão fazer uma época nem horrivelmente perto da última, também não é claro se os adeptos de Philadelphia irão ver jogos de play-off ao vivo esta época. Mas que estarão na luta, isso estarão sem dúvida, e serão um adversário de peso.

New York Islanders

Chegadas:
Mike Comrie, Ruslan Fedotenko, Bill Guerin, Jon Sim
Partidas: Arron Asham, Jason Blake, Eric Boguniecki, Mike Dunham, Sean Hill, Viktor Kozlov, Ryan Smyth, Alexei Yashin, Richard Zednik

Apesar dos Islanders terem surpreendido na época anterior ao se classificarem para os play-off, penso que desta vez Ted Nolan não terá grandes possibilidades de fazer mais um truque de magia. Os Islanders têm uma equipa de veteranos de qualidade duvidosa, jogadores medianos e a única coisa boa é mesmo o guarda-redes. Vejamos, quem paga 3 milhões por ano a Fedotenko não pode ter uma grande equipa pois não?