segunda-feira, 16 de julho de 2007

Momentos do Passado #8 - O shootout é instaurado na NHL

Poucas notícias em momento de preparação para a próxima época, com excepção de algumas transacções e renovações. Por isso, vamos recordar mais momentos do passado da NHL, estes bem recentes. Após a greve de 2004-05 que deixou os adeptos do hóquei em gelo sem NHL durante uma época, a liga regressou em 2005-06 com algumas novidades. Entre elas, o shootout para decidir jogos empatados durante a fase regular. 3 jogadores de cada equipa, à espécie do desempate em penaltys no futebol, desempataria um jogo após 60 minutos de tempo regulamentar e 5 minutos de overtime (prolongamento) através de penalty shots. No penalty shot, o jogador enfrenta o goalie, partindo do centro do ringue. Só pode rematar uma vez e nunca pode recuar. Aqui ficam os 10 melhores golos dos shootouts da época 2005-06.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Calendário para a próxima época foi hoje divulgado

A NHL divulgou hoje o calendário de jogos para a época que vai começar no final de Setembro. Cada equipa faz 82 jogos: 8 contra cada um dos 4 adversários da divisão, 4 conta cada um dos outros 10 adversários da conferência e 1 contra cada equipa de 2 das 3 divisões da outra conferência. A 90ª época de NHL terá um início interessante: começa em Londres, Inglaterra, com jogos entre os Los Angeles Kings e os Anaheim Ducks. São 2 jogos, Sábado, 29 de Setembro e Domingo, 30 de Setembro, às 17 horas portuguesas, com o primeiro a ser considerado em casa dos Kings e o segundo em casa dos Ducks. É a 3 de Outubro que a época retorna à normalidade, com um dos jogos a ser o reencontro dos finalistas da Conferência Oeste: os Ducks em casa dos Detroit Red Wings. A fase regular termina Domingo, 6 de Abril de 2008.

O Calendário completo (por meses e por equipas) pode ser consultado aqui.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Salary Cap aumenta para as contratações no 1º dia de jogadores livres; Drury, Briere e Smyth já têm novas equipas

O Salary Cap, o limite salarial para as equipas da NHL aumentou de 44 milhões de dólares para 50.3 milhões, um valor que será alto demais para algumas equipas que não têm orçamento para isso. E as equipas já começaram a gastar. É que começou ontem a 1 de Julho a free-agency, ou seja, todos os jogadores que terminavam contrato na época que acabou agora, estão livres para negociar com as outras equipas. Há 2 tipos de free agents: os UFA e os RFA. Os UFA (Unrestricted Free Agents) são jogadores totalmente livres para negociar com quem quiserem; os RFA (Restricted Free Agents) são jogadores cujos direitos ainda pertencem a uma equipa e se alguém o quiser contratar, terá de compensar a equipa detentora dos direitos dos jogadores com draft picks, consoante o valor do contrato. As equipas com direitos têm ainda uma semana para oferecer contratos iguais aos jogadores caso estes aceitem propostas.

Os principais jogadores livres este ano eram Chris Drury, Ryan Smyth, Daniel Briere, Scott Gomez, Paul Kariya, Jason Blake, Michael Nylander, Slava Kozlov, Dainius Zubrus, Brian Rafalski, Sheldon Souray, Roman Hamrlik, Scott Hannan, Brad Stuart, entre outros que terão mais dificuldades: caso de Alexei Yashin ou Peter Forsberg, que foi mais uma vez operado.

Os Buffalo Sabres eram a equipa que mais tinha a perder; ainda esperavam segurar um dos seus 2 principais jogadores livres mas não conseguiram: Chris Drury assinou com os New York Rangers um contrato de 35.25 milhões de dólares por 5 anos, uma média de 7,05 milhões de dólares por ano. Daniel Briere vai jogar com os também gastadores Philadelphia Flyers que estão a reforçar o seu plantel para apagar da memória o último lugar do ano passado. Briere assinou por 52 milhões de dólares por 8 anos com uma cláusula de não movimento. Metade do valor do contrato será ganho nos primeiros 3 anos e a outra metade nos 5 seguintes.

Ryan Smyth, grande figura dos Edmonton Oilers e cuja saída em Fevereiro para os NY Islanders abalou e de que forma a equipa e os fãs, vai jogar em Denver, nos Colorado Avalanche ao lado de Joe Sakic. Smyth assinou um contrato de 31.25 milhões por 5 anos o que dá 6.25 milhões anuais. Quem se junta a ele é o ex-defesa dos San Jose Sharks Scott Hannan, que assinou um contrato de 18 milhões por 4 anos (4,5 milhões por ano) com Colorado.

Scott Gomez vai-se juntar a Drury nos rivais da sua ex-equipa, os Devils, os New York Rangers. O contrato irá render a Gomez 51.5 milhões de dólares por 7 anos, quase 7,36 milhões de dólares por ano.

Brian Rafalski saiu dos Devils e assinou pelos Detroit Red Wings por 30 milhões durante 5 anos.

Mathieu Schneider assinou um contrato de 2 anos com os Anaheim Ducks por 5.5 e 5.75 milhões: a contratação do defesa terá em vista a substituição de Scott Niedermayer, que parece estar cada vez mais perto de anunciar a retirada do desporto.

Paul Kariya vai para os St. Louis Blues por 18 milhões em 3 anos, 6 milhões anuais.

São estes os principais e mais valiosos contratos assinados ontem, mas a lista completa é maior e poderá ser consultada aqui. Enquanto umas equipas se reforçam, outras vêm sair sem qualquer compensação os seus jogadores. Mas muitas asneiras se fazem também ao oferecer fortunas a jogadores que acabam por não corresponder. A esperança renova-se para os adeptos das equipas que quase chegaram lá, seja aos playoffs ou à Stanley Cup, e baixa para os adeptos das equipas que perdem jogadores ou que não se reforçam apesar das evidentes lacunas.

Mark Messier, Ron Francis, Al MacInnis e Scott Stevens no Hockey Hall of Fame


Foram 4 os eleitos: no primeiro ano possível para a entrada de qualquer uma destas quatro estrelas no Hockey Hall of Fame, foram as mais votadas de uma lista que incluía outros grandes nomes.

Mark Messier lidera o grupo: conquistou 6 (!) Stanley Cups, 5 pelos Edmonton Oilers e uma pelos New York Rangers e fez 1.887 pontos em 1.756 jogos da fase regular e 295 pontos em 236 jogos de playoffs. Ron Francis conquistou 2 Stanley Cups pelos Pittsburgh Penguins, Al MacInnis conquistou 1 pelos Calgary Flames e Scott Stevens ganhou 3 pelos New Jersey Devils, de onde viu ser retirada a sua camisola no ano passado.